XXII Encontro de Ex-alunos do IF Baiano – Campus de Catu
Atualizado em 10 de dezembro de 2015 às 12:34 horas | Publicado em 7 de julho de 2015 às 14:50 horas

07/07/2015 – No dia 05 de julho o IF Baiano – Campus Catu realizou o XXII Encontro de Ex-Alunos. O evento acontece todos os anos, no primeiro domingo do mês de julho, e é voltado para o reencontro de ex-alunos da antiga Escola Agrotécnica Federal de Catu (EAFC) e ex-alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano – Campus Catu).

O Encontro de Ex-Alunos faz parte do Calendário Escolar do Campus, sendo uma forma de valorização cultural, acompanhamento dos egressos e a troca de experiências. Desde sua primeira edição em 1983, o encontro é promovido pelos ex-alunos e servidores com o apoio da Direção Geral.

O encontro promove o reencontro dos ex-alunos oriundos de diversas regiões Bahia com os seus vínculos de amizade proveniente do período de estudos. Ao longo de sua trajetória o Encontro trouxe mais visibilidade para o Campus Catu e maior interação do Instituto com seus egressos e a comunidade externa.

A participação dos Ex-Alunos foi intensa e festiva, onde se constatou um crescimento gradativo do público composto por ex-alunos, familiares, servidores, comunidade local e convidados.

A programação começou com uma celebração ecumênica, ministrada pelo Padre Silvano Moura e a Pastora Eliane. Na continuidade, assim como as edições anteriores, foram homenageados quatro ex-alunos que, por conta do seu aprendizado na antiga EAFC ou no atual IF Baiano, têm obtido destaque na vida profissional. A escolha se deu através de consulta aos ex-alunos e pela comissão organizadora. Foram homenageados os seguintes ex-alunos:

-Evaristo Carneiro Souza, concluiu o curso em 1976, foi produtor de abacaxi em Irará logo após a saída da Escola, Servidor da EMATERBA/EBDA, Presidente do Sindicato dos Técnicos Agrícolas, participou do Sindicato dos Trabalhadores da EBDA, membro do UNICAFES

-Darlan Bispo dos Santos, egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1994. Foi aluno residente, e atualmente é servidor do IF Baiano, onde exerce o cargo de Administrador e função de Diretor de Administração e Planejamento no Campus Catu. Tem contribuído de forma decisiva para a realização do Encontro de Ex-Alunos desde sua chegada ao Instituto.

Durval Batista dos Santos Filho, concluiu o Curso de Técnico em Agropecuária em 1982. Atualmente é Secretário de Agricultura do Município de Nova Soure BA. Foi responsável pela introdução de grandes plantios da cultura da acerola no sertão baiano através da empresa Cajuba. Fato amplamente divulgado pelo Jornal A Tarde / Agricultura. Foi também um dos responsáveis pelo melhoramento da qualidade da citricultura na região de Nova Soure e à frente da Secretaria da Agricultura deste município vem realizando importante multiplicação da produção de frutas.

José Domingos Cavalcante Carvalho, egresso do Curso de Técnico em Agropecuária, da turma de 1994, atualmente é Extensionista rural. José Domingos, sempre atuou na área da extensão rural, inicialmente na EMATERBA e posteriormente na MOC – Movimento de Organização Comunitária, junto à agricultura familiar. É um grande incentivador da apicultura nos municípios de Tucano, Ribeira do Pombal, Quinjigue. Recentemente seu nome nominou o auditório da COOAPIT como homenagem aos seus feitos pela apicultura da região.

Dando prosseguimento ao evento, os participantes se dirigiram ao refeitório do Campus, onde foi servido um delicioso almoço e os egressos puderam rememorar os bons tempos de estudante. Após o almoço, uma banda de forró completou a animação de todos que participaram do encontro.

Confira abaixo a galeria de imagens:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000