Dia “D” de combate ao Aedes Aegypti mobiliza toda a comunidade do Campus Catu
Atualizado em 9 de junho de 2019 às 14:26 horas | Publicado em 26 de fevereiro de 2016 às 16:46 horas

26/02/2016 – Combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Zika é tarefa de todos nós!

O Campus Catu realiza no dia de hoje (26/02), considerado o dia “D” no combate ao Aedes Aegypti, ações de sensibilização e conscientização da importância do trabalho coletivo, para reforçar medidas de prevenção e combate ao mosquito.

As ações envolvem a distribuição de panfletos e cartazes em pontos estratégicos na instituição, bem como a eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti, vetor transmissor da Dengue, da Chicunguya e do vírus da Zika.

De acordo com o Ministério da Saúde, “um dos maiores estragos que esse inseto causa é a transmissão do Vírus Zika, uma ocorrência nova no Brasil, que pode afetar as mulheres gestantes e causar consequências sérias e profundas no desenvolvimento de seus bebês, como a MICROCEFALIA“.

Ainda conforme o Ministério da Saúde, a microcefalia “ocorre quando a cabeça e o cérebro das crianças são menores para a sua idade, o que prejudica o seu desenvolvimento. Por isso, mulheres grávidas devem ter atenção especial e acompanhamento em consultas pré-natais“.

A Secretaria de Saúde do Município de Catu também foi convidada a participar da campanha, no sentido de promover palestras de educação em saúde, tendo em vista o grande número de ocorrências confirmadas dessas doenças (Zika vírus, da febre Chicunguya e da Dengue) e de suas consequências por todo o País.

Na oportunidade, os estudantes também são orientados a atuarem como agentes multiplicadores de ações preventivas em suas residências e nos bairros onde moram, eliminando possíveis focos do mosquito.

O objetivo é que, tanto o poder público, quanto a sociedade civil unam esforços, na perspectiva de conscientizar a todos sobre a importância de cada cidadão, para que essas doenças sejam erradicadas em todo o território nacional.

É importante também estar alerta a sintomas, como: febre (baixa ou alta), coceira e comichão na pele, manchas avermelhadas pelo corpo, dor de cabeça, vômitos e dor no fundo dos olhos. A qualquer sinal desses sintomas, procure imediatamente a unidade de saúde mais próxima de seu domicílio, para receber orientações médicas.

Saiba o que você pode fazer para evitar a proliferação das doenças provocadas pelo mosquito:

– Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas;

– Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira bem fechada. Não jogue lixo em terrenos baldios;

– Encha de areia, até a borda, os pratinhos dos vasos de planta;

– Entregue seus pneus velhos ao serviço de limpeza urbana ou guarde-os sem água, em local coberto e abrigados da chuva;

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada com tampa adequada;

– Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo.

Participe você também dessa campanha! Afinal, combater a proliferação do mosquito transmissor da Dengue, da Chikungunya e da Zika é tarefa de todos nós!

Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano-Campus Catu

Em 26/02/2016 às 13h27min