Estudantes do IF Baiano – Campus Catu têm projeto premiado na FEBRACE 2016
Atualizado em 9 de junho de 2019 às 14:27 horas | Publicado em 31 de março de 2016 às 18:53 horas

31/03/2016 – O projeto, desenvolvido por estudantes do IF Baiano – Campus Catu, se encontra em fase de depósito de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INP.

O estudante Lucas F. do Nascimento e a Profª. Alexandra S. de Carvalho apresentam Projeto na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia - FEBRACE 2016 (Foto: Jacson de J. dos Santos/Profº de Matemática do Campus Catu).

Os estudantes do IF Baiano – Campus Catu, Klayton Valverde Sobral (do Curso Técnico em Química), Caio Vitor Falcão do Nascimento e Lucas Falcão do Nascimento (ambos irmãos e discentes do Curso Técnico em Agropecuária) tiveram projeto premiado na 14ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia FEBRACE 2016, realizada no período de 14 a 18 de março de 2016, na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP.

A FEBRACE é um evento de abrangência nacional, de grande relevância para o desenvolvimento da educação científica, cujo propósito é fomentar às novas vocações de jovens cientistas, nas áreas de Ciências e Engenharia, através do desenvolvimento de projetos criativos e inovadores, que são apresentados em uma grande mostra na USP.

O título do projeto premiado é Potencial do algodão de seda (Calotropis procera) no tratamento da papilomatose (verrugas) em bovinos. Neste projeto os estudantes contaram com as orientações dos Professores Doutores, Saulo Luís Capim (Orientador) e Alexandra Souza de Carvalho (Coorientadora), além de receberem da Professora Mestra Morgana Borges e da Médica Veterinária Lilian Porto, excelentes contribuições e sugestões, para a melhoria deste projeto.

O Projeto recebeu 03 premiações:

Premiações (Foto: Jacson de J. dos Santos/Profº de Matemática do Campus Catu).

– Prêmio Instituto 3M (cada participante recebeu um kit da 3M);
– Prêmio Feira Nordestina de Ciência e Tecnologia – FENECIT (os participantes receberam medalhas e credenciais, para participarem da 12ª FENECIT, que acontecerá de 20 a 24 de setembro de 2016, na cidade de em Recife – PE);
– 2º Lugar em Ciências Agrárias (os participantes receberam certificados digitais, medalhas e um mp4 oferecido pela Agência USP de Inovação).

Para o Professor Saulo Capim, fazer parte do desenvolvimento da pesquisa no IF Baiano – Campus Catu, “que tem sempre auxiliado e prestado, da melhor forma, o apoio e o fomento necessário para a realização, divulgação e apresentação das pesquisas e projetos, seja com apoio de ajuda de custo, seja com a liberação de recursos por meio de editais de pesquisa, é uma satisfação e honra”. Saulo ainda acrescenta que, “isso contribui, de forma grandiosa, na formação dos nossos discentes e docentes”.

Na opinião do Diretor Geral (Substituto) do Campus Catu, Ronaldo Santana Chaves, “o resultado conquistado pelos estudantes e orientadores, na FEBRACE 2016, reafirma o compromisso da Instituição na formação integral dos nossos estudantes, alicerçada no tripé – ensino, pesquisa e extensão”. Ronaldo enfatizou ainda, “que esse merecido reconhecimento possa estimular o desenvolvimento de novos projetos no Campus Catu e assim, promover o surgimento de novos e brilhantes jovens cientistas”.

De acordo com informações de Saulo Capim, o projeto se encontra em fase de depósito de patente junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, com o objetivo de que o produto desenvolvido por estudantes do IF Baiano – Campus Catu possa ser comercializado como um medicamento, de uso veterinário, que auxiliará produtores e criadores de bovinos, no controle da proliferação de verrugas nestes animais.

Galeria de fotos:

(Foto: Jacson de J. dos Santos/Profº de Matemática do Campus Catu).

(Foto: Comunicação/IF Baiano - Campus Catu).

(Foto: Profª. Alexandra S. de Carvalho/Coorientadora do Projeto).

Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

Em 31/03/2016