Novo Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Química é apresentado à Comunidade do IF Baiano – Campus Catu
Atualizado em 27 de abril de 2016 às 14:49 horas | Publicado em 27 de abril de 2016 às 14:33 horas

27/04/2016 – Com a implantação do novo PPC do Curso Técnico em Química , os estudantes terão maiores possibilidades de concorrerem a bolsas de iniciação científica, de participarem de projetos culturais, desportivos e de programas de estágios, dentre outros.

O Diretor Geral Substituto, Ronaldo Santana Chaves, em abertura da reunião de apresentação do novo PCC do Curso Técnico em Química.

O Campus Catu promoveu, na manhã do dia 26 de abril de 2016 (ontem), a socialização do novo Projeto Pedagógico do Curso Técnico em Química (PPC). O evento foi realizado às 9h30min, no Auditório da Instituição e reuniu representantes da direção geral e acadêmica, docentes, pais e responsáveis pelos estudantes do referido Curso.

Compuseram a mesa de abertura, o Diretor-Geral Substituto, Ronaldo Santana Chaves; a Diretora Acadêmica, Yone Carneiro de Santana Gonçalves; a Coordenadora de Ensino, Rita Borges; o Coordenador do Curso Superior de Licenciatura em Química, Maurício de Almeida Pereira; a Coordenadora do Curso Técnico em Química, Georgia Xavier e professores do curso, Elane Santos da Boa Morte e Eduardo Batista Guimarães Nunes dos Santos. A abertura do evento foi feita pelo Diretor Geral Substituto, Ronaldo que, historiou, de modo breve, a trajetória cinquentenária da instituição, a qual, na sua opinião, sempre teve como premissa a oferta de educação pública e de qualidade, fazendo questão de enfatizar aos presentes, que esse deve ser o compromisso de todos – IF Baiano, pais e estudantes. Ronaldo acrescentou ainda, que acredita na prática do diálogo constante, como um instrumento que possibilita a consolidação dessa história. Em seguida, relembrou aos presentes o objetivo da reunião, que foi apresentar a toda a comunidade as mudanças que ocorrerão no Curso de Química.

Professor Maurício A. Pereira faz exposição dos problemas identificados no antigo PPC do Curso Técnico em Química.

Logo após o pronunciamento de Ronaldo, o Professor Maurício, deu início a explanação acerca do PPC. Maurício começou a sua fala, explicando o que é o PPC e qual a sua importância, para que o curso alcance a excelência e, na sequência, apresentou um resumo do PPC antigo (implantado em 2012), explicando os motivos que levaram à elaboração de um novo Projeto. Dentre estes motivos, foram apontados: carga horária reduzida para aulas práticas em função da ocorrência de aulas teóricas em dois turnos, o que inviabilizava a participação de estudantes em atividades como: tutoria; monitoria e reforço; realização de atividades extraclasse; participação em programas de iniciação científica e atividades culturais e desportivas, dentre outros. E o desdobramento de tal situação, segundo Maurício, gerava como resultado um índice de retenção e desistência em torno de 42%, apenas no primeiro ano.

Ainda de acordo com o Maurício, várias reivindicações foram realizadas pelos estudantes. As demandas sinalizadas foram registradas e apresentadas ao corpo diretivo que, após discuti-las, sugeriram propostas de possíveis soluções para os problemas apontados. Para tanto, após reuniões com coordenadores de cursos, as quais contaram com contribuições de estudantes, um Grupo de Trabalho foi formado, com o objetivo de dar celeridade ao processo de análise e dimensionamento das propostas encaminhadas, culminando na reformulação do PPC antigo, que, após ter sido submetido à apreciação do Conselho Superior do IF Baiano, foi aprovado por este, em 29 de março de 2016, através da resolução nº 05 e referendado pelo Despacho nº 127/2016 (PROEN), solicitando a sua implantação imediata.

Durante o evento, algumas das pessoas que participaram da reunião solicitaram alguns esclarecimentos sobre o novo PPC, como foi o caso de Henrique Alves de Andrade Casales, irmão e responsável pelo estudante Mariano Andrade Oliveira, do 1º ano B de Química, o qual questionou sobre os turnos livres, na perspectiva de saber se estes contariam com atividades planejadas e, se, haveria um monitoramento das mesmas ou se ficaria a critério dos alunos, o que, poderia provocar ócio.

A Senhora Marise Alves Soares, mãe da estudante Júlia Sales Soares, questionou sobre as disciplinas que foram retiradas da “lista”, uma vez que eram em número de 51 e com a implantação do novo PPC, passaram a ser 50 disciplinas e sobre como os alunos do 4º ano fariam para conciliar o estágio no turno matutino e as aulas no turno vespertino, uma vez que o estágio pode ser realizado em outra cidade. Estas e outras dúvidas foram prontamente esclarecidas pelo Professor Maurício e pelos demais membros da mesa.

Com a implantação do novo PPC, os estudantes terão a possibilidade de concorrerem a bolsas de iniciação científica, a participarem de projetos culturais, desportivos e de programas de estágios, dentre outros. O Curso passa a ser ofertado em quatro anos, com aumento de carga horária de aulas, em algumas disciplinas, como Inglês (para o 1º ano), que aumentou a carga horária para duas aulas semanais; Matemática, que aumentou a carga horária para quatro aulas semanais e Química Geral, com aumento da carga horária, para cinco horas por semana. Porém, na opinião da Professora Elane Santos “as mudanças no PPC foram feitas com o objetivo, não de aumentar a carga horária do curso, mas a qualidade do ensino ofertado, bem como a qualidade do profissional que está sendo formado pela instituição”, finaliza.

Clique aqui para ter acesso ao novo PPC do Curso Técnico em Química.

Galeria de imagens:

Núcleo de Comunicação e Eventos / IF Baiano – Campus Catu