Campus Catu recebe cerca de 100 participantes durante evento de abertura da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa
Atualizado em 16 de junho de 2016 às 15:40 horas | Publicado em 17 de maio de 2016 às 15:42 horas

17/05/2016 – A campanha, que começou em 03 de maio de 2016, se estende até o dia 31 de maio.

Participantes da atividade prática de vacinação contra a Febre Aftosa, realizada no setor de Bovinocultura do IFBaiano - Campus Catu.

No dia 03 de maio de 2016, o IF Baiano – Campus Catu foi palco da abertura da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa, que segue até o dia 31 de maio. O evento é resultante de parceria entre a Instituição e a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB).

Os trabalhos foram iniciados às 07h30min, no setor de Bovinocultura (curral) do Campus, tendo sido orientados pela Professora Doutora, Morgana Borges e pela Fiscal Estadual Agropecuária da ADAB, Mércia Gomes Lyrio. Na oportunidade, foram realizadas orientações e demonstrações práticas sobre como manejar adequadamente as vacinas; quais são os materiais necessários; como adquirir e acondicionar as vacinas; temperatura de armazenamento; dose da vacina; faixa etária a vacinar; meses da campanha; manejo do rebanho; cuidados na vacinação, como tipos de agulha; local da aplicação; higiene do local e formação do caroço.

Finalizado esse primeiro momento, os participantes foram conduzidos ao auditório do Campus, para a segunda parte do evento: as palestras. No auditório, o Diretor Geral do

Diretor Geral do Campus Catu (ao centro) fala sobre a importância do evento, para os produtores e para os estudantes do Curso de Agropecuária.

Campus, Osvaldo Santos de Brito cumprimentou os demais membros da mesa (Renival Menezes dos Santos, Gerente de Negócios do Banco do Nordeste (BNB); Ricardo Motta, Gerente Técnico da Regional da ADAB Alagoinhas; José Eraldo S. Santana, Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Desporto e Lazer do Município de Catu e Maria das Graças Gusmão, Coordenadora de Educação Sanitária da ADAB), deu as boas vindas aos presentes e falou sobre a importância do evento, da participação e envolvimento de produtores rurais e estudantes de Agropecuária, para entender o porquê deve ser feita a vacinação do gado contra a Febre Aftosa. O Diretor falou ainda, para os estudantes da 3ª série, dos cursos, Técnico em Agropecuária e Técnico em Agropecuária Subsequente, que estavam na plateia, sobre a importância destes participarem do evento, uma vez que os mesmos, “em breve terão a possibilidade de atuar nesse mercado de trabalho promissor que é a Agropecuária do nosso país, que é o grande carro-chefe da nossa economia”.

Na sequência, Ricardo Motta, Gerente Técnico da Regional de Alagoinhas, cumprimentou os membros da mesa e, logo após, agradeceu a importante colaboração de seus colegas de trabalho, Paulo de Tarso S. Silva (ex aluno da Instituição e Técnico em Fiscalização) , a Drª. Mércia G. Lyrio (Médica Veterinária e Fiscal Estadual Agropecuária) e a Edvan Ferreira (Técnico em Fiscalização Agropecuária), todos da ADAB, para que o evento acontecesse. Em seguida, Ricardo falou sobre a importância do combate à Febre Aftosa, para a Agropecuária do Nordeste e fez referência ao número de animais (18.000), que estão cadastrados no Município de Catu: “a gente sabe que a gente ainda tem um caminho longo pela frente. A gente sabe que há produtores que ainda não estão cadastrados na ADAB e a gente tem que ser um multiplicador disso e, vocês estudantes, na região de vocês, fazer com que todos os criadores, pequeno, médio e grande, entendam a importância de vacinar e declarar a sua vacina no escritório da ADAB mais próxima”.

Concluída a fala de Ricardo Motta, foi a vez do Senhor José Eraldo S. Santana (Secretário de Agricultura, Indústria e Comércio, Desporto e Lazer do Município de Catu – Bahia), reforçar a importância da realização de investimentos, da colaboração e da parceria entre o governo do Estado, instituições, Banco do Nordeste, prefeituras, para que se consiga atingir o objetivo da campanha.

Logo após os pronunciamentos de membros da mesa, deu-se início a palestra, ministrada pelo Doutor Antônio Lemos Maia, da ADAB, que fez uma abordagem sobre o Programa Nacional de Erradicação e, de prevenção contra Febre Aftosa no Brasil, com ênfase no Estado da Bahia.

Dentre outros esclarecimentos, o palestrante explicou que a Afotsa é uma enfermidade causada por vírus, que acometem animais biungulados (animais com casco bipartido), como bovinos, caprinos, bubalinos, suínos e ovinos. Falou sobre as lesões características da doença e sobre as estratégias, para combater a proliferação da mesma.

Após a exposição realizada pelo Dr. Maia, foi servido um coffee break aos participantes e, em seguida, o Senhor Renival Menezes dos Santos, Gerente de Negócios do Banco do Nordeste (BNB), apresentou ao público presente as linhas de crédito disponíveis, para produtores rurais, explicou o que é necessário para pleitear os financiamentos rurais e convidou os produtores, para visitarem a agência do BNB em Catu, para mais informações.

O evento reuniu cerca de 100 participantes, dentre estes, produtores rurais, estudantes, representantes de casas agropecuárias do Município de Catu e servidores do Instituto.

Confira o  RELEASE DA ABERTURA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A FEBRE AFTOSA EM 03 DE MAIO DE 2016

ffgfgdsfdgfd

Galeria de imagens: