Projeto Biblioteca Viva dá início a exibição de uma série de filmes que abordam temáticas relevantes
Atualizado em 9 de junho de 2019 às 14:28 horas | Publicado em 16 de agosto de 2016 às 20:17 horas

16/06/2016: O Projeto Biblioteca Viva pretende exibir um novo filme a cada mês, sempre com temáticas diferentes. A data provável, para a nova exibição é 15 de setembro (a entrada é franca).

Como parte das atividades culturais que integram o Projeto Biblioteca Viva, o Campus Catu deu início, neste mês de agosto, à exibição de uma série de filmes, que abordam temáticas relevantes.

O Biblioteca Viva é um projeto da Biblioteca do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu, cujo propósito é incentivar, tanto nos estudantes da própria instituição, quanto nos de outras instituições de ensino da comunidade local, o hábito da leitura, hábito este que deve ser cultivado desde o ensino fundamental, propagando-se pelo ensino médio, técnico, Proeja e ensino superior.

Vencedor da enquete realizada no Campus, entre os dias 01 e 03 de agosto, CRASH – NO LIMITE, discute questões étnicas, sociais e ideológicas. A exibição ocorreu às 19h do dia 04 de agosto, no auditório do Campus.

Ao todo, 50 estudantes prestigiaram a exibição do filme. O evento também contou com as presenças de alguns dos integrantes da equipe envolvida no projeto, como a Bibliotecária Érica Brandão, o Professor Victor Ernesto e do também Professor, Célio. Minutos antes da exibição do filme, o Professor Célio falou aos estudantes sobre a temática étnica/social/ideológica, que marca fortemente todo o filme.

Para a Auxiliar de Biblioteca, Simone Simões, “em época de ânimos acirrados, preconceito, intolerância, terrorismo e desalentos sem fronteiras, é essencial falarmos, com franqueza e leveza, sobre essas e tantas outras questões pertinentes ao momento histórico que vivenciamos”.

Apesar de ser uma produção de 2004 e, de não está mais em exibição nos circuitos de cinema mundo afora, como toda boa obra, o filme é atemporal, tendo, portanto, um efeito de “lançamento” para os nossos tão jovens estudantes. Em seu cartaz de exibição, CRASH – NO LIMITE, traz uma pergunta que nos cabe a qualquer tempo, lugar e geração: “Até que ponto você se conhece?” Responda se for capaz…

O Projeto Biblioteca Viva Campus Catu pretende exibir um novo filme a cada mês, sempre com temáticas diferentes. A data provável, para a nova exibição é 15 de setembro. As exibições ocorrem no auditório do Campus e a entrada é franca.

Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu

Fotos: Acervo da Biblioteca