Diretor-geral do Campus Catu participa de Oficina de Requalificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável, promovida pelo CODETER/LN em parceria com outras instituições
Atualizado em 7 de outubro de 2016 às 16:34 horas | Publicado em 7 de outubro de 2016 às 2:26 horas

06/10/2016: O Território de Identidade e Agreste Baiano foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e agrega 21 municípios com afinidades sociais, culturais, históricas, econômicas, geográficas, dentre outras.

O Diretor-geral do IF Baiano – Campus Catu, Osvaldo Santos de Brito, participou da Oficina de Requalificação do Plano Territorial de Desenvolvimento Sustentável (PTDS), promovida pelo Colegiado de Desenvolvimento Territorial (CODETER/LN), do Território Litoral Norte e Agreste Baiano em parceria com a Secretaria de Planejamento (SEPLAN), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), representada pela Senhora Tatiana Velloso, participantes dos colegiados do Recôncavo da Bahia, Portal do Sertão e Vale do Jequiriçá e colaboradoras do Litoral Norte e Agreste Baiano.

O Plano é composto por duas partes – diagnóstico territorial e planejamento do desenvolvimento – se configurando como uma estratégia, cujo princípio está pautado na descentralização do planejamento e da execução, assim como na apropriação, por parte dos agentes sociais, de novas responsabilidades e papéis que lhes competem em parceria com o Estado.

A oficina, realizada  no dia 05 de outubro de 2016, das 08h30min às 17h30min, no Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP/LN), localizado no município de Alagoinhas – Bahia, contemplou a primeira parte do PTDS. Durante o evento, os agentes públicos, dentre estes o IF Baiano e os agentes sociais, que integram o Colegiado do Território Litoral Norte e Agreste Baiano (TLNAB), realizaram a requalificação do diagnóstico, identificando problemas, fragilidades e potencialidade no âmbito do Território, nas dimensões: socioeconômico; socioambiental; sociocultural; educacional e, político – institucional. Esse novo diagnóstico também levou em consideração objetivos, estratégias e metas construídas anteriormente pelo Colegiado.

Assim como os demais Territórios de Identidade, o Território de Identidade e Agreste Baiano foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e agrega 20 municípios com afinidades sociais, culturais, históricas, econômicas, geográficas, dentre outras (Acajutiba; Alagoinhas; Aporá; Araçás; Aramari; Cardeal da Silva; Catu; Conde; Crisópolis; Entre Rios; Esplanada; Inhambupe; Itanagra; Itapicuru; Jandaíra; Olindina; Ouriçangas; Pedrão; Rio Real e Sátiro Dia).

A metodologia adotada na oficina favoreceu a participação ampla e democrática de todos os participantes, bem como uma reflexão critica sobre a realidade do Território.

Na opinião de Tatiana Velloso (UFRB), na elaboração do Plano é importante considerar a diversidade do Território, uma vez que, há situações em que municípios de um mesmo Território estão inseridos em biomas diferentes. Tatiana acrescentou ainda que, como a Universidade trabalha com formação, é igualmente importante conhecer a realidade do Território, estabelecendo uma relação horizontal entre os diferentes atores presentes no mesmo.

A próxima oficina, que tratará da segunda parte do PTDS, está prevista, para ocorrer em 09 de novembro de 2016,  em local e horário a ser definido.

Confira também o nosso Instagram:  https://www.instagram.com/ifbaianocampuscatu/

(Texto e imagens: Núcleo de Comunicação e Eventos/IF Baiano – Campus Catu).

Galeria de imagens:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu