Proposta de implantação de novos cursos superiores no Campus Catu é apresentada à comunidade em Audiência Pública
Atualizado em 9 de junho de 2019 às 14:23 horas | Publicado em 4 de maio de 2017 às 19:35 horas

27/04/2017: Ao todo, 124 pessoas participaram da Audiência Pública.

Audiência Pública

À esquerda, Ronaldo S. Chaves (Diretor-geral Substituto), ao centro, Ana Teixeira (Secretária de Educação e Cultura) e à direita, Karina L. P. do C. R. de Souza).

O IF Baiano – Campus Catu, promoveu, às 9 horas do dia 19 de abril de 2017, Audiência Pública, na Câmara de Vereadores do Município de Catu. O evento teve como objetivo apresentar à comunidade local a proposta de implantação de dois novos cursos superiores na Instituição – Tecnologia em Gastronomia e Licenciatura em Geografia.

Compuseram a mesa de abertura: o professor Ronaldo Santana Chaves (Diretor-geral Substituto); a professora Karina Lavínia Pitta do Carmo Regis de Souza (representante da Coordenação de Extensão) e a Senhora Ana Teixeira (Secretária de Educação e Cultura do Município de Catu).

Um total de 124 participantes estiveram presentes na Audiência, dentre estes representantes de entidades públicas e privadas do município e, de outras cidades do interior do Estado, como Alagoinhas e Aramari, da sociedade civil, além de estudantes de Ensino Médio, oriundos de instituições de ensino locais. Também se fizeram presentes servidores (docentes e técnico – administrativos), estudantes e ex-alunos do IF Baiano.

A professora, Laís Moreira, representante do Curso de Tecnologia em Gastronomia e o professor, Acimar Ribeiro de Freitas, representante do Curso de Licenciatura em Geografia, fizeram as apresentações dos cursos e de suas matrizes curriculares, socializando aspectos relevantes sobre os mesmos. Na oportunidade, os professores explicaram também que o processo seletivo para ingresso nos cursos superiores ofertados pelo IF Baiano é realizado, com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Sistema de Seleção Unificada (SiSu), critérios de seleção estabelecidos pelo Ministério da Educação. De acordo com Acimar, “o primeiro passo é participar do Enem e, depois, se inscrever no SiSu, indicando o curso de sua preferência“, conclui.

A estudante Agnes Rego, do Colégio Antônio Carlos Magalhães, pediu esclarecimentos sobre o conceito de Validação de Serviços Alimentares e quis saber se o Curso de Gastronomia oferecerá algo direcionado a área de Empreendedorismo. A Professora Laís explicou que a Validação Alimentar está relacionada à higiene e a segurança alimentar. A professora Karina Pitta completou a explicação, dizendo que o conceito é amplo e refere-se também a segurança nutricional do alimento. O questionamento sobre a oferta da disciplina Empreendedorismo foi respondido pela professora Fernanda Meneses de Miranda Castro, a qual esclareceu  que, além desta, também serão ofertadas a disciplina Projeto Integrador e as Atividades Complementares que, por sua vez, também permitirão práticas integradoras.

Durante a Audiência, foi realizada uma votação, com os 124 participantes do evento, com o propósito de verificar a receptividade do público em relação à implantação dos novos cursos, obtendo-se o seguinte resultado: para o curso de Tecnologia em Gastronomia, com início previsto para o segundo semestre de 2017, houve unanimidade de aprovação entre todos participantes. O curso de Licenciatura em Geografia, com início previsto para o ano de 2018, teve 123 votos a favor, 1 contra e nenhuma abstenção.

Texto: Comunicação / IF Baiano – Campus Catu

Imagens: Fernanda M. de Miranda Castro

Galeria de Imagens:

Audiencia Publica_Foto.1.1Audiencia Publica_Foto 6.6Audiencia Publica_Foto 5.5Audiencia Publica_Foto 4.1

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000