Psicologia histórico-cultural e Educação Escolar é tema do I Curso de Formação de Professores promovido pelo Campus Catu
Atualizado em 9 de junho de 2019 às 14:23 horas | Publicado em 24 de maio de 2017 às 18:49 horas

24/05/2017: O curso, que certificará os participantes, é gratuito e tem como público-alvo professores (em geral), professores em formação e estudantes de graduação nas várias Licenciaturas.

O IF Baiano – Campus Catu promove, nos dias 26 e 27 de maio, I Curso de Formação de Professores com mesa temática e minicurso.

Coordenado pelo Professor do IF Baiano – Campus Catu, Dr. Leonan Alves Ferreira, o curso integra ações do Projeto de Extensão Laboratório Escola (LabEscola/IF Baiano), tendo surgido como proposta de mediação no interior da prática social global, a fim de enfrentar, de forma “stricto“, a seguinte contradição: no interior da prática de ensino, na educação escolar, há uma dissociação entre o ensino-aprendizagem-desenvolvimento, fato que tem subjugado a prática de ensino a modismos pedagógicos, tais como as pedagogias do ‘aprender a aprender’, na atualidade (SAVIANI, 2008[1]; DUARTE, 2006[2]). Na concepção de Leonan, essas mesmas práticas desqualificam o conteúdo na educação escolar e, por consequência, a formação de professores e estudantes.

O evento conta também com as participações dos estudantes do Curso de Licenciatura em Química/IF Baiano – Campus Catu, membros do Projeto, Naiara Senna da Paixão, Marisa Filha e Anderson Brito, dos palestrantes convidados – o Professor Dr. Hélio Messeder, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e a Professora Drª. Giselle Modé, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e, do Professor MSc. Wilson Souza de Oliveira Bispo, Doutorando no Programa de Pós-graduação em Ensino, História e Filosofia da Ciência da UFBA, como observador e colaborador eventual do projeto de extensão.

O Professor Leonan salienta, que “apesar de todos os desafios a serem enfrentados pelos educadores, dentro e fora da escola, a mesa temática, a ser realizada durante os dias do evento, articula-se com a proposição que temos desenvolvido na disciplina Prática Pedagógica III, no curso de Licenciatura em Química, quando nós – eu e os estudantes – que participam do projeto, analisamos as relações entre educação escolar, saber objetivo e sociedade, linha de estudos e pesquisas, que desenvolvo no âmbito do IF Baiano”. Para Leonan, “ao abordar o currículo como problema, se faz a análise das relações entre a produção e a socialização do saber na educação escolar, como relação social necessária, para pensar a natureza dos conteúdos e das atividades escolares, em suas relações com o desenvolvimento do psiquismo dos estudantes, articulado ao movimento mais geral do capital na atualidade, a fim de, ao evidenciar as suas contradições, fortalecer a luta dentro e fora da escola com possibilidades, conclui.

O evento receberá também representações institucionais do IF Baiano, para uma mesa de abertura.

O curso, que tem como público-alvo professores (em geral),  professores em formação e estudantes de graduação nas várias Licenciaturas, é gratuito e certificará os participantes. Os interessados deverão efetuar suas inscrições no hall do Pavilhão Administrativo e Pedagógico, do Campus Catu.

Confira, abaixo, a programação:

No dia 26 de maio de 2017 (sexta-feira) – no horário das 18h30min às 22h30min / Mesa Temática: O ensino em ciências, o currículo e a materialização da ação pedagógica: contribuições do materialismo histórico-dialético, da psicologia histórico-cultural e da pedagogia histórico-crítica.

No dia 27 de maio de 2017 (sábado) – nos horários das 9h às 13h e das 14h às 18h / Minicurso: Psicologia histórico-cultural e educação escolar.