Participação de Estudantes e Professor do IF Baiano é destaque em evento em Abu Dhabi
Atualizado em 2 de outubro de 2019 às 17:41 horas | Publicado em 2 de outubro de 2019 às 17:41 horas

Entre os dias 21 a 28 de setembro de 2019, na Feira Internacional Expo Sciences International – ESI 2019, que ocorreu em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos, evento este que reuniu mais de 500 projetos desenvolvidos por jovens de 50 países, aos quais tiveram a oportunidade de demonstrar suas investigações científicas na busca por um mundo melhor. Neste evento o professor do Instituto Federal Baiano campus Catu Saulo Luis Capim e o discente do curso Técnico Integrado em Química Iago Lage Ferreira apresentaram o projeto Processamento da farinha da casca do Mangostão e sua utilização na alimentação de pessoas com Diabetes tipo 1 e 2. Desenvolvido pelo grupo de pesquisa composto pelos estudantes do Curso Técnico Integrado de Química: Iago lage Ferreira, Enrick Melo Silva Vieira, Daniela Silva de Jesus, sob orientação dos professores Saulo Luis Capim, Cassiane Oliveira, Karina Pitta e Hildemar Lacerda, além da colaboração das técnicas em alimentos Suzana Carvalho e Raquel Nunes, essa pesquisa visa o desenvolvimento de uma farinha para auxiliar na alimentação de pessoas com diabetes tipo 1 e 2, e propõe a adição da farinha do mangostão e/ou substituição da farinha de trigo na produção de alimentos consumidos pelos diabéticos, para assim gerar alimentos ricos em fibras e com baixo teor de açúcar e carboidratos o que de fato irá contribuir muito com a vida de uma grande parcela da sociedade que sofre desta doença.
O IF Baiano – Catu obteve destaque nos Emirados Árabes e o projeto apresentado foi muito elogiado e parabenizado, inclusive pelo Ministro da educação daquele País, e como prêmio, ganhou como Destaque na Área de Ciências da Saúde e a oportunidade de participar de evento na Costa Rica em Maio de 2020.
Nas palavras do Professor Saulo Capim: “Neste momento queria agradecer imensamente a pessoa do nosso Reitor Aécio e sua equipe de gestão em especial a Pró-Reitor de Ensino Rafael Trocoli e a Pró-Reitoria de Pesquisa (Carlos Elízo e Luciana Mazzuti). Além da diretora Sandra Cerqueira, bem como a todos que compõem a gestão do Campus Catu, sem esquecer também dos nobres amigos que nos auxiliaram contribuindo financeiramente no intuito de auxiliar a nossa participação neste evento tão importante para a nossa formação curricular e humana. Neste momento, tão difícil para a ciência brasileira, poder contar com o apoio de vocês foi e tem sido determinante para seguirmos na luta por uma educação de qualidade. Neste evento, fizemos parte de uma delegação de mais de 15 projetos de pesquisa. Graças a Deus fomos lá e fizemos o nosso melhor, mas sem a ajuda de cada um de vocês não teríamos conseguido. Portanto, isso é prova do potencial que temos em cada servidor e discente desta instituição. O meu orgulho maior é poder participar desta família que luta a cada dia por uma educação de qualidade, cada um com um significado e importância na formação dos jovens baianos. Agradecer toda a atenção e apoio e deixo aqui a certeza que JUNTOS SOMOS MAIS FORTES!!!”

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000