Iª Competição de Resistência de Pontes do IF Baiano Catu
Atualizado em 24 de outubro de 2019 às 21:06 horas | Publicado em 24 de outubro de 2019 às 21:06 horas

No dia 23 de outubro de 2019, no pátio do Pavilhão de Aulas II do Instituto Federal Baiano Campus Catu, aconteceu a Iª Competição de Resistência de Pontes entre os alunos do 1º ano do Ensino Médio Integrado com Técnico em Química. A tarefa organizada pelo professor de Física Francisco Augusto da Silva Neto era fazer com que os estudantes construíssem uma ponte treliçada feitas com no máximo 300 palitos de picolé que conseguisse vencer um vão de 60 cm seguindo as normas previstas em edital. O objetivo dessa atividade foi estimular a criatividade e a participação dos alunos em trabalhos em grupo, ampliando também os conceitos aplicados na estática dos sólidos da disciplina Física. Além disso, em momento anterior em sala de aula, cada uma das equipes competidoras apresentaram um seminário sobre um tópico de Estática dos Sólidos utilizando a sua ponte como exemplo prático e entregaram um relatório sobre a experiência de construir a sua ponte.
A equipe vencedora foi a equipe do 1º ano A que construiu a ponte de nome Tempestade, feita pelos discentes Arthur Lôbo, Clara Winny, Emanuellen Guedes, Enzo Leal, Gustavo Carvalho, Luciana Sampaio, Mateus Nepomuceno e Pedro Eduardo. A ponte por eles construída suportou a carga máxima disponível (82 kg). Em segundo lugar ficou a ponte Chernobyl dos discentes Enzo Lago, Marcelo Augusto, Pedro Elias, Hian Mendes, Valéria Evelin, Vanessa Oliveira e Stefanie Sena que se rompeu com uma carga de 40 kg.

A equipe vencedora com a ponte Tempestade. Eis os membros da equipe: Arthur Lôbo, Clara Winny, Emanuellen Guedes, Enzo Leal, Gustavo Carvalho, Luciana Sampaio, Mateus Nepomuceno e Pedro Eduardo

Segue abaixo as outras equipes competidoras e suas pontes.

(Travessia pro Inferno) – Lara, Iza, Maria Cristina, Márcio, Marta, Mariana Souza, Lucas e Darla
(Széchenyl Lánchid) – Joicilayne, Ayla, Camyle, Dhenefer, Marília e Carine
(Chernobyl) – Enzo Lago, Marcelo Augusto, Pedro Elias, Hian Mendes, Valéria Evelin, Vanessa Oliveira e Stefanie Sena
(Arca de Noé) – Bruno Alexandre, Lívia Leite, Isadora Biraga, Mateus Vinícius, Gabriele Oliveira, Anna clara, Jeanderson e Aline
(Ponte de Baphomet) – Pedro Lucas, Pedro Gabriel, Victor Augusto, Thaian leite, Lucas Chikui, Carlos Eduardo, Joabe Lima e Marcus Vinicius
(Alfa) – Analice Carvalho, Bruno, Ingrid Silva, Evelyn, Camile Lima, Mariana Araújo e Cauã Alves
(Radioactive Bridge) – Andressa; Clarissa; João Pedro; Mariana Silva; Mirelly; Rafaella; Shirley Júlia e Walquiria
(Impossible) – Tuane, robson, Vitor Sena, Renata, Layza, Rosiele e Vivian
(Tomara que fique) – Beatriz, Adriel, Eric, Jemima, Yasmin e Isabella

Segue abaixo mais algumas imagens da competição.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000