PAPO CIÊNCIA – ESPECIAL
Atualizado em 17 de janeiro de 2023 às 7:44 horas | Publicado em 17 de janeiro de 2023 às 7:44 horas

Você sabia que, nos anos 1980, anúncios de emprego exigiam qualificação racial? É possível achar que isso está antigo e superado, mas não! O sistema se adapta e cria novos mecanismos de filtro racial. Até hoje, empresas pedem/exigem fotos dos(as) candidatos(as) nos currículos. Alguém sugere um dos motivos? 🧐

Provavelmente, você já tem uma resposta imediata. Mas o nosso convite é para avançarmos na reflexão. E isso é o que Samuel Vida e Rafaela Melo, sob a condução de Wanda Chase, fazem no episódio de hoje – o segundo do Papo Ciência Especial!

Nele, os entrevistados abordam o racismo estrutural institucionalizado de diversas formas. Dentre elas, faz-nos pensar como o imaginário simbólico da competência e do mérito esteve [ou ainda está] associado a uma hierarquia desigual racial.

📍Samuel é professor de Direito e coordenador do Programa Direito e Relações Raciais na Universidade Federal da Bahia (UFBA), mestre e doutorando na Universidade de Brasília (UnB). 📍Já Rafaela é professora de Sociologia e pesquisadora do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas no IF Baiano. Além disso, ela é presidente da Comissão de Acompanhamento das Políticas Afirmativas e Acesso à Reserva de Cotas do Instituto, mestra pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e doutoranda na UFBA.

Com esses currículos de peso, você já imagina que o programa está riquíssimo, né?! 😍 Confira o episódio completo em: www.youtube.com/watch?v=AZLYuRY7Hx4

Saiba mais sobre o Papo Ciência e a agenda dos próximos episódios em: ifbaiano.edu.br/portal/blog/nova-temporada-do-papo-ciencia-com-wanda-chase-discute-a-educacao-para-as-relacoes-etnico-raciais/

#papociência #relacoesraciais #ifbaiano

.

#PraTodosVerem Card com fundo colorido, predominando as cores marrom, amarelo, vermelho e verde. No topo, está escrito “Papo Ciência Especial. Temporada 03 | Episódio #02”. Abaixo, em destaque, consta “Racismo Institucional – Vamos conversar sobre isso?” Abaixo, aparecem as fotos dos rostos de Samuel Vida, professor da UFBA, Rafaela Magalhães, professora do IF Baiano e Wanda Chase, apresentadora. Na barra do card, há a marca do IF Baiano. Fim da descrição.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000