Projeto de Extensão “Os riscos da Inteligência Artificial”
Atualizado em 11 de abril de 2024 às 9:18 horas | Publicado em 11 de abril de 2024 às 7:29 horas

Nos últimos dias 25 e 26/03 e 01 e 02/04/2024 foram ofertadas 2 turmas do curso do Projeto de Extensão “Os riscos da Inteligência Artificial” que ofertou 60 vagas para estudantes do ensino médio de escolas parceiras.

Segundo o coordenador, prof. Gilvan Durães, “o objetivo do projeto é investigar e oferecer oficinas que não apenas trabalhem as diversas ferramentas de inteligência artificial (IA) mas também conscientizem estudantes do ensino médio quanto ao funcionamento por trás dos algoritmos de IA e quanto ao uso responsável dessas ferramentas que estão cada vez mais populares e perigosas sob o ponto de vista ético”.

O estudante bolsista do projeto, Arthur Saldanha, é estudante do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e destacou a importância do curso para a formação dele: “Quem diria que eu me encontraria do outro lado da sala de aula? Foi uma jornada incrível e gratificante lecionar sobre ética e responsabilidade na IA. Essa experiência abriu um novo horizonte e me fez descobrir um gostinho pelo ensino. E que turmas incríveis tive o privilégio de conduzir! Estudantes dedicados, envolvidos e com toque de bom humor que tornou cada aula mais especial. Também devo agradecer meu professor e orientador desse projeto Gilvan Martins, que esteve me acompanhando por toda essa experiência. Espero sinceramente encontrar novamente essas turmas excepcionais de Pedrão e Pojuca no futuro. Um abraço a todos!”

As oficinas contaram ainda com a monitoria do estudante Jeanderson Oliveira da Licenciatura em Química, que destacou o interesse em “melhorar o entendimento da Química com a Inteligência Artificial”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000