Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Campus Governador Mangabeira lança Livro: Saberes da Terra que se constitui a materialização da partilha e da prática educativa
Atualizado em 14 de novembro de 2014 às 12:26 horas | Publicado em 14 de novembro de 2014 às 12:26 horas

Estiveram presente no evento os autores: Os professores Maria Celeste, Marilia Dantas, Roberto Carlos, Márcio Maia (ex-professor do IF Baiano e, atualmente, no IFRN), Agamenon Xavier (ex-professor do IF Baiano e, atualmente, no IFNMG) e os irmãos e estudantes Danilo e Fernando Nascimento.

14 de novembro de 2014, 09:30h

Dia 12 de novembro foi uma data especial. Durante o II Simpósio do Meio Ambiente no IF Baiano – Campus Governador Mangabeira, os autores do livro “Saberes da Terra” compartilharam com os participantes do evento os momentos vivenciados pelo grupo com comunidades rurais dos municípios de Miguel Calmon e Governador Mangabeira até a chegada da publicação.

O livro, que surgiu de um projeto idealizado pelo organizador, professor Olinson Coutinho, é uma compilação de artigos científicos desenvolvidos por sete autores (cinco docentes e dois estudantes do campus). Entre as temáticas, estão assuntos como: a importância do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); análise química dos alimentos e alimentação saudável; produção de abelhas sem ferrão; empreendedorismo e a produção em conjunto; como usar a eletricidade da melhor forma; destinação do lixo na zona rural.

Fruto do resultado do projeto submetido ao Programa de Oficinas Comunitárias (POC) em 2013, a publicação é destinada, além da comunidade acadêmica do Instituto, para todos os envolvidos direta e indiretamente com o tema – órgãos públicos, comunidades rurais etc. “O livro é uma das melhores formas de eternizar, é uma forma de ter isso no concreto, não é somente ter deixado lá nas nossas palestras”, explicou Olinson. Para ter acesso à obra, é necessário entrar em contato com os autores ou aguardar o lançamento pela Editora Quarteto.

Autores: Os professores Maria Celeste, Marilia Dantas, Roberto Carlos, Márcio Maia (ex-professor do IF Baiano e, atualmente, no IFRN), Agamenon Xavier (ex-professor do IF Baiano e, atualmente, no IFNMG) e os irmãos e estudantes Danilo e Fernando Nascimento.
Fonte: Ascom-Reitoria
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (diretora-geral)