Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
II Simpósio do Meio Ambiente discutiu “Produção, Consumo e Sustentabilidade”
Atualizado em 14 de novembro de 2014 às 12:18 horas | Publicado em 14 de novembro de 2014 às 12:04 horas

Produção, Consumo e Sustentabilidade em debate no Campus Governador Mangabeira durante o II Simpósio do Meio Ambiente que aconteceu nos dias 11 e 12/11/2014

14 de novembro de 2014, 09:00h

Sair da rotina e, ao mesmo tempo, construir novas formas de aprendizado sempre é positivo. Por isso, a Comissão Organizadora do II Simpósio do Meio Ambiente trouxe para esta edição o tema “Produção, Consumo e Sustentabilidade” . “Necessidade de conscientizar a população e, principalmente, os estudantes sobre a importância de se preocupar e debater sistemas relacionados ao meio ambiente”, explicou Marília Dantas, presidente da Comissão.

Este Simpósio, realizado no Campus Governador Mangabeira, voltado à comunidade interna (uma média de 200 participantes), trouxe palestras, mesas-redondas, exposição de banners, apresentações orais de projetos e oficinas. Entre algumas temáticas: consumismo, arte sustentável, reguladores de crescimento na produção de alimentos de origem vegetal, bioprospecção molecular, monitoramento alimentar, empreendedorismo sustentável, bioeletricidade, embalagens sustentáveis.

Já, na oficina de Empreendedorismo Sustentável, com o professor Roberto Carlos Oliveira, foi possível compreender os conceitos de identidade e território e saber sobre os problemas mais gerais como desmatamento, inexistência de coleta seletiva… “Trago a discussão no contexto humano, o homem como um dos grandes prejudicados”, afirmou. “Entendemos consciência ecológica como um conceito bem mais amplo do que cuidar apenas da natureza, do próprio homem na sua possibilidade de transformação e crítica diante de um modelo predatório do planeta”, destacou.

Os participantes puderam acompanhar o lançamento do livro “Saberes da Terra na manhã do dia 12. Organizado pelo professor Olinson Coutinho, a publicação possui artigos científicos desenvolvidos por sete autores (cinco docentes e dois estudantes do campus) e traz as temáticas: a importância do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf); análise química dos alimentos e alimentação saudável; produção de abelhas sem ferrão; empreendedorismo e a produção em conjunto; como usar a eletricidade da melhor forma; destinação do lixo na zona rural.

No encerramento da noite de quarta-feira, a apresentação da orquestra da IAENE, composta por crianças e adolescentes, que encantou todos e gerou expectativas sobre as novidades da próxima edição. Segundo a Comissão Organizadora, há o desejo de ampliar o evento e abrir para inscrição de trabalhos e participação de outros campi do IF Baiano. Para Kelly da Silva, estudante do curso técnico em alimentos, 2o semestre, que disse levar como aprendizado as informações do minicurso sobre embalagens e a importância de transformação delas, a ampliação do evento será uma oportunidade para troca de conhecimento. “Seria muito legal se reunisse outros campi”, finalizou.

Fonte: Ascom/Reitoria

Veja Matéria completa em http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/?p=28985

Veja fotos do evento em  https://www.facebook.com/pages/IF-Baiano-Campus-Governador-Mangabeira/209879775818073

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br
Telefones: (75) 3638-2012 / 3638-2081

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br