Campus Mangabeira promoveu oficina “Eletricidade: O uso consciente da energia” no Colégio Estadual José Bonifácio.
Atualizado em 5 de janeiro de 2015 às 11:29 horas | Publicado em 5 de janeiro de 2015 às 11:28 horas

Alunos do Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática, do Campus Governador Mangabeira, ministraram oficina em escola pública da cidade.

05 de janeiro de 2015, 08:15h

No dia 05 de dezembro de 2014 foi realizada a oficina “Eletricidade: O uso consciente da energia” no Colégio Estadual José Bonifácio, situado em Governador Mangabeira. Tal oficina, com apoio do IFBaiano, foi ministrada pelos estudantes Éverton Gomes dos Santos, Fernando Nascimento da Silva e Rafael Barreto de Andrade, com a orientação do Professor Edson Grisi. Trata-se de uma proposta de aprofundamento da compreensão sobre eletricidade e do entendimento do funcionamento de alguns aparelhos, através da análise prática de alguns circuitos elétricos, visando o uso consciente e seguro da energia elétrica. Assim, põe-se em exercício o papel formador da escola básica, através da utilização de conceitos práticos de eletricidade que tende a envolver o estudante na ação de aprendizagem, desmistificando o conhecimento e buscando identificar aptidões.

Baseado no intuito de continuar contribuindo diretamente para a melhoria de vida e qualificação das pessoas pertencentes ao município de Governador Mangabeira – Bahia e das cidades circunvizinhas, que se pensou na elaboração desse projeto de extensão, em formato de oficina com carga horária de 3 horas, visando à necessidade de esclarecimentos práticos sobre a eletricidade, suas aplicações e uso eficiente. O foco deste projeto são os estudantes de Escolas Públicas da região, podendo abranger também a comunidade em geral.

Na oportunidade, os alunos puderam desenvolver atividades voltadas para uso, cuidados e segurança coma eletricidade; a importância da economia de energia, novas propostas de obtenção de energia, energias renováveis, impactos ambientais, uso consciente da energia elétrica; criação de painel para conexões diversas feito em madeira. Aprenderam ainda sobre o chuveiro elétrico, substituição de resistores, controle de temperatura, potência; Potência dos aparelhos, verificação do consumo de energia; Motores elétricos e outras informações importantes para o uso adequado da eletricidade.
O trabalho recebeu diversos elogios por parte da comunidade interna do Colégio Estadual José Bonifácio. A professora Yoná Aragão achou muito boa a oficina e declarou: “esses eventos são importantes, pois agregam conhecimentos práticos aos alunos e aumentam a conscientização no trato com a energia elétrica.

Créditos: Professor Edson Fraga Grisi

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)