Campus Governador Mangabeira promove I Curso de Jardinagem
Atualizado em 17 de junho de 2015 às 17:49 horas | Publicado em 1 de junho de 2015 às 14:16 horas

Curso acontecerá nos dias 10 e 11 de junho

01 de Junho de 2015, 11:15h

Nos dias 10 e 11 de junho, acontecerá o I Curso de Jardinagem no Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Governador Mangabeira. Com aulas teóricas e práticas a serem ministradas pela professora Silvana Cardoso, a proposta é “capacitar pessoas a atuarem no ramo da jardinagem de forma sustentável e, desta forma, abrir o leque de oportunidade para fortalecer a agricultura familiar local”, afirma Carlos Alan Couto, coordenador de extensão do campus.

Durante o treinamento, os participantes aprenderão temas como: estética, equilíbrio, harmonia e conhecimentos sobre a classificação e a disposição da vegetação utilizada. “Os alunos aprenderão como preparar a área a ser jardinada e técnica de plantio que dependerá da espécie vegetal, além do conhecimento básico sobre os fatores como luminosidade, clima e solo”, complementa Couto.

São 20 vagas para um curso de 16 horas diurno (manhã e tarde) com a metodologia de exposições dialogadas com o uso de slides; aulas práticas; resolução de situações-problemas passíveis de serem encontradas no exercício da atividade e que possibilitará aos participantes conseguirem: elaborar desenho, marcação e implantação de canteiros, fazer adubação de plantio e de cobertura, fazer podas e reformar um jardim, explica a instrutora Silvana.

O coordenador Carlos complementa que “a ideia surgiu diante da  escassez de pessoas qualificadas na região”, diz. “É uma oportunidade de trazer a comunidade local para dentro do campus e, dessa formar, trocarmos conhecimento. Verifica-se que, na nossa região, não temos pessoas qualificadas nesse área e, geralmente, a jardinagem é feita por leigos”, informa. “Como consequência da falta de profissionais da área, podemos citar, por exemplo, a ocorrência de espécies vegetais plantadas em áreas impróprias danificando a rede elétrica, muros e calçadas e isso gera gastos as prefeituras e problemas aos moradores”, finaliza.

Cartaz do Evento

Mais informações:

IF Baiano – Campus Governador Mangabeira

Secretaria de Registros Escolares (SRA) – Ana Paula ou Júnior

Fonte: Reitoria/Comunicação/Jornalismo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br
Telefones: NAGP - Gestão de Pessoas - (75) 99853-2821/ SRA - Secretaria Acadêmica - (75) 98301-8269/ CAE - Assistência Estudantil - (71) 99182 - 9223