Mensagem a comunidade acadêmica
Atualizado em 2 de outubro de 2015 às 13:19 horas | Publicado em 2 de outubro de 2015 às 13:11 horas

Seja Bem Baiano. Seja IF Baiano.

02 de outubro de 2015, 10:15h

Cara comunidade acadêmica,

Ao longo destes anos, temos testemunhado e divulgado, através da Linha Bem Baiano, Redes Sociais, site, contatos com cidadãos e imprensa, o que a educação oferecida pelo IF Baiano tem proporcionado para os estudantes e as comunidades locais. Sabemos que um dos anseios da comunidade acadêmica, expresso no Plano de Desenvolvimento Institucional(PDI), é o de consolidar a identidade e imagem institucional. Cientes de que este anseio se concretiza através do sentimento de pertencimento, é que solicitamos a comunidade acadêmica para que “vista a camisa” do IF Baiano.

Está em andamento o nosso Processo Seletivo (Prosel) para Ingresso de Estudantes em 2016. A forma de seleção é nova: sem taxa de inscrição e por avaliação de desempenho escolar, em Português e Matemática, portanto, sem prova. Reconhecemos que este tipo de seleção é mais inclusivo, por desburocratizar o acesso.

O novo Prosel foi pensado para atingir candidatos provenientes de um público que é historicamente colocado à margem de um ensino de qualidade e com um perfil familiar de baixa renda. Os selecionados, portanto, adentrarão no IF Baiano com perspectivas de um futuro melhor.

É legítimo que a comunidade acadêmica se manifeste sobre este modo de seleção. Para isto, existem os canais internos, abertos a todos os membros do Instituto e também ao cidadão, onde os questionamentos, sugestões e críticas podem ser realizados, a fim de aprimorar o Processo Seletivo para os próximos anos. E é também pertinente que a comunidade acadêmica reflita sobre a possibilidade de viabilizar, após o ingresso dos estudantes e através do compromisso cotidiano de cada servidor, a melhoria dos níveis educacionais dos nossos novos estudantes e dos territórios de identidade onde o IF Baiano se encontra.

Somos agentes da educação. E a educação é o meio pelo qual é possível gerar oportunidades, formar cidadãos, dando perspectivas novas a pessoas que passam a ser sujeitos dos seus destinos. Pelo seu caráter transformador, a educação não só resiste, mas supera as situações políticas, econômicas e sociais (internas e/ou externas) que, eventualmente, se coloquem como barreira para o seu desenvolvimento, justamente por possibilitar a formação de senso crítico e ético em cada ser humano. Está na educação a capacidade e habilidade de dar chance e voz a todos.

Toda a comunidade acadêmica é parte de um processo maior que é oferecer educação, pública e de qualidade, gerando oportunidades. Dessa forma, a Coordenação de Comunicação conta com o seu apoio na divulgação do Processo Seletivo 2016.

Compartilhe as informações do Processo Seletivo 2016, através do e-mail e das Redes Sociais.

Mobilize os veículos de comunicação e os líderes de opinião na sua localidade.

Seja Bem Baiano. Seja IF Baiano.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Reitoria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)