Campus Governador Mangabeira realiza projeto sobre coleta seletiva de lixo
Atualizado em 8 de março de 2016 às 18:29 horas | Publicado em 8 de março de 2016 às 18:26 horas

Educação Ambiental: coleta seletiva de lixo no Campus do IF Baiano de Governador Mangabeira.

08 de março de 2016, 15:30h

Até outubro de 2016, pesquisadores do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – Campus Governador Mangabeira desenvolvem o projeto “Educação Ambiental: coleta seletiva de lixo no Campus do IF Baiano de Governador Mangabeira”.

O Projeto tem o objetivo de implementar um programa de coleta seletiva de lixo no campus e diagnosticar o conhecimento de estudantes e servidores sobre a problemática. “Contribuirá de forma significativa para a diminuição da poluição ambiental, assim como a redução do desperdício de energia e de recursos naturais no campus”, destaca a coordenadora do projeto, Marília Dantas. A coordenadora complementa que o trabalho será de grande importância devido ao “desenvolvimento de iniciativas que possam proporcionar uma melhoria da qualidade de vida da comunidade do campus e do seu entorno”, afirma.
Segundo Dantas, apesar do pouco tempo das atividades, é possível notar a contribuição da comunidade com a entrega de lixo reciclável de suas residências. Marília explica que paralelamente a equipe de trabalho fará um trabalho contínuo de sensibilização sobre o tema com palestras e oficinas para que o Projeto renda bons frutos.
A equipe espera ao fim de trabalho ter um diagnóstico para uma futura implantação de um Programa de Educação Ambiental permanente no local. “Dessa forma, será possível a ampliação do conhecimento sobre o tema, levando consequentemente a uma melhoria da qualidade de vida, direta e indiretamente, de todos os participantes”, finaliza.
Coleta:

Papel – papel, papelão, revistas, cadernos e embalagens longa vida
Metal – alumínio, bronze, cobre, latas, sucatas de ferro, panelas, fios e correntes
Plástico – copos descartáveis, sacos, sacolas, caixas, garrafas, embalagens, tubos de pvc, vasilhames, brinquedos e utensílios quebrados
Vidro – copos, potes, jarras, garrafas, frascos de perfume, vasilhames de produtos de higiene e limpeza
Lixo úmido não reciclável – restos de alimentos, resíduos de banheiro (papel higiênico, papel toalha, lenço de papel, absorvente usado), canudinho, guardanapos sujos, fio dental, papel engordurado, esponja de aço, panos velhos e palitos.
Destino:
Material coletado (lixo reciclável) destina-se à Associação Cata Renda Ambiental (Cruz das Almas/BA).
Participantes do projeto:
Prof. Dra. Marília Dantas e Silva (Coordenadora do Projeto)
Sirleide da Silva Conceição (Bolsista PIBIC/Jr)
Emylle de Araújo Dias (Bolsista PIBIC/Jr)
Cíntia Souza (Estagiária voluntária)
Prof. Msc.Olinson Coutinho Miranda (Colaborador)
Profa. Msc. Lívia Tosta dos Santos (Colaboradora)
Profa. Msc. Elísio Silva (Colaborador)
Prof. Msc. Roberto Carlos Oliveira dos Santos (Colaborador)

Fotografia: Acervo pessoal da equipe

Fonte: http://ifbembaiano.blogspot.com.br/2016/03/campus-governador-mangabeira-realiza.html
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira