IF Baiano é destaque no ENEM 2015
Atualizado em 20 de dezembro de 2016 às 10:33 horas | Publicado em 24 de novembro de 2016 às 11:48 horas

Desempenho dos estudantes ultrapassa a média nacional.

24 de novembro de 2016, 11:45h

O IF Baiano está entre as dez melhores escolas da Bahia, avaliadas pelo Enem 2015, considerando a média dos trinta melhores alunos em cinco componentes curriculares. Foram 57 escolas baianas avaliadas nas áreas de Ciências da Natureza, Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e Redação. Em âmbito nacional, todas as oitos unidades do IF Baiano que participaram da avaliação obtiveram pontuação acima da média nacional (522,06 pontos), das mais de 9 mil escolas avaliadas. Os dados são do ENEM por Escola que foram atualizados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) no final de outubro, incluindo o desempenho dos Institutos Federais.

O reitor do IF Baiano, Geovane Barbosa, atribui o sucesso do desempenho dos estudantes a fatores integrados, tais como a política pedagógica, a qualificação profissional de professores e técnicos-administrativos, além do interesse dos alunos. “O sucesso dos estudantes do IF Baiano no Enem é o mesmo sucesso da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, no Brasil. Não preparamos para o Enem. Nossa visão é holística do mundo e do conhecimento para que o aluno seja crítico, criativo, responsável, ético. Na verdade, se há bons professores e os alunos têm interesse em aprender, supera-se as dificuldades”, afirmou.

O IF Baiano oferece Educação Profissional e Tecnológica de Nível Médio, sendo que 70% dos alunos matriculados são provenientes de escolas da Rede Pública e a maioria com perfil de vulnerabilidade socioeconômica. A Política de Assistência Estudantil do IF Baiano procura garantir a permanência e êxito desses estudantes, além de monitorias e das bolsas de pesquisa e extensão para incrementar o aprendizado. “São várias ações que a Rede Federal oferece para que os alunos consigam se superar”, disse.

Um gráfico elaborado pelo professor Rodrigo Martins Fernandes, do Instituto Federal Fluminense, compara a média das provas objetivas por escola da Rede Pública e Privada, a partir dos dados do INEP. O gráfico demonstra que o desempenho dos Institutos Federais (média de 560 pontos) está acima das escolas particulares (média de 556). “Isto mostra que o Instituto Federal é um modelo a ser seguido de instituição de ensino pública, gratuita e de qualidade comprovada no país. O IF Baiano, por exemplo, destaca-se entre os 10% das melhores escolas avaliadas no país”, concluiu o reitor.

Enem por Escola – Disponibiliza as médias e os percentuais de alunos em cada um dos quatro níveis de proficiência (Ciências da Natureza, Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática) e da redação dos estudantes que participaram do Enem. Além disso, há os indicadores de Nível Socioeconômico dos alunos, Porte da Escola, Indicador de Formação Docente e Indicador de Permanência do Aluno. Os dados são fornecidos pelas unidades de ensino, através do Censo Escolar de Educação Básica.

Média dos Campi do IF Baiano no Enem 2015grafico-medias-enem-if-baiano-2015

Campus Teixeira de Freitas – 657,86 pontos
Campus Senhor do Bonfim – 655,73 pontos
Campus Guanambi – 641,66 pontos
Campus Catu – 634,77 pontos
Campus Itapetinga – 634,71 pontos
Campus Santa Inês – 630,30 pontos
Campus Valença – 595,55 pontos
Campus Uruçuca – 560,57 pontos

Tabela comparativa com o posicionamento do IF Baiano em relação a outras escolas avaliadas na Bahia.