Estudante do IF Baiano-Governador Mangabeira conquistou a medalha de bronze na Olimpíada Baiana de Química (Obaq)
Atualizado em 22 de novembro de 2019 às 13:28 horas | Publicado em 22 de novembro de 2019 às 13:24 horas

O estudante Dominic Velame de Araújo, do Campus Governador Mangabeira, conquistou medalha de bronze na XIV Olimpíada Baiana de Química (Obaq). Ele competiu com mais de 29 mil estudantes de todo o estado da Bahia. Esta foi a primeira vez que um estudante, matriculado no curso técnico em informática, obteve medalha na competição.

A Obaq teve duas etapas. Participaram da fase I cerca de 29 mil e 800 alunos do ensino médio e tecnológico, até o terceiro ano, regularmente matriculados em escolas públicas e particulares do Estado da Bahia. Dos 6.562 estudantes (66% da rede pública) inscritos na Fase II, 1.335 lograram aprovação. Finalmente, 216 conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze e menção honrosa. 20 estudantes de escolas da rede pública foram destaque.

O estudante do IF Baiano Campus Governador Mangabeira foi um dos 216 premiados, conquistando medalha de bronze. Foram entregues 15 medalhas de ouro, 30 de prata, 45 de bronze e 150 de menção honrosa em solenidade que ocorreu no Salão Nobre da Reitoria da Universidade Federal da Bahia (UFBA), no dia 24 de outubro.

Foi a primeira participação do estudante do IF Baiano na Olimpíada Baiana de Química. Segundo ele, o interesse pelas ciências, em especial a física e a química, foi despertado após sua participação na Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), ocasião em que ele presenciou a construção de um foguete com garrafas PET. “Naquele momento fui instigado a começar a compreender como as coisas funcionam na natureza e nesse processo me veio à tona a física e a química”, contou.

Ele comentou ainda sobre a dedicação que foi necessária para que ele obtivesse a medalha. “As participações em olimpíadas científicas já transformaram a vida de muita gente. É um meio ótimo de abertura de portas para muitos estudantes que desejam crescer, pois ela estimula e aguça as diversas faculdades da mente, promovendo uma experiência acadêmica única.

Fonte: Ascom Reitoria

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)