Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
VII Simpósio de Meio Ambiente realizará palestras online em segunda etapa do evento
Atualizado em 25 de julho de 2020 às 15:42 horas | Publicado em 25 de julho de 2020 às 15:42 horas

O prazo de submissão de trabalhos a serem publicados nos anais do evento é até 20 de setembro

O VII Simpósio de Meio Ambiente do IF Baiano, campus Governador Mangabeira, terá segunda etapa de realização no dia 29 de julho, às 13h30, com apresentação musical e palestras. O tema desta edição do evento é “A saúde do planeta Terra está em nossas mãos: o que fazer para prevenir mais doenças e desastres ecológicos?’’. A terceira e última etapa do Simpósio está prevista para 23 de setembro e o prazo de submissão de trabalhos encerra no dia 20 do mesmo mês. As inscrições estão sendo realizadas no site do evento e as propostas de trabalhos devem ser enviadas para o e-mail extensaoprojeto3@gmail.com, a partir de formulário específico disponível no site.

O evento é realizado presencialmente desde 2013 e a edição deste ano, prevista para maio, precisou ser adiada para junho e adaptada ao formato online, por conta da pandemia. “Passamos a fazer as reuniões pela Plataforma RNP e decidimos fazer a adequação do evento para o formato online. Uma tendência que estava sendo seguida por outros congressos e eventos”, explica a coordenadora da comissão que organiza o simpósio, a docente Maria Celeste Sauthier. A programação será transmitida no perfil do evento no Instagram e no Youtube.

Embora a comissão organizadora tenha enfrentado vários desafios na execução desse novo formato, Maria Celeste avalia a repercussão da primeira etapa muito positivamente. “Tivemos cerca de 300 acessos para cada proposta apresentada e, hoje, deve ter ainda mais, considerando-se que o material ficou disponível no Instagram e Youtube do evento”, conta a docente. Para ela, o fato de o público poder aproveitar as palestras e minicursos no momento que lhe for mais conveniente é uma vantagem dessa modalidade. Além disso, a docente destaca que foi possível contar com uma palestrante que estava nos Estados Unidos, o que seria difícil viabilizar, em formato presencial, devido à falta de verba para diárias.

Sobre o tema do evento, Maria Celeste destaca a importância de refletir e discutir com especialistas e pessoas da comunidade sobre o atual modelo de economia, que incentiva o consumo desenfreado e predatório, levando a destruição, não só de ecossistemas complexos, como as florestas, mas também de saberes ancestrais como os das comunidades indígenas e quilombolas que dependem diretamente desses ecossistemas. “Uma das consequências desse modelo é o colapso ambiental que leva ao surgimento de doenças cada vez mais graves que vão atingir a todos, especialmente aqueles que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Devemos incentivar o consumo do que seja realmente necessário e nos responsabilizar individualmente, cobrando dos envolvidos em toda a cadeia de produção a valorização da bioeconomia, e propondo soluções criativas e ecológicas que possibilitem um modo de viver em harmonia com a natureza”, afirma.

Na última etapa do evento, os participantes são convidados a pensar e apresentar soluções para problemas vividos pela comunidade como a destinação de resíduos, alternativas para formas de plantio, melhor utilização da água e alimentação sustentável. As três melhores propostas serão premiadas com kits, que podem incluir sacola, camiseta, copo e canudo ecológicos. Todas as propostas submetidas podem ser acompanhadas de resumo expandido ou artigo a ser publicado nos anais do evento, caso sejam aprovados pelo Corpo Editorial. Para isto devem seguir as normas e o modelo disponíveis na página do Simpósio.

FONTE: ASCOM REITORIA

Confira a programação da segunda etapa:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br
Telefones: NAGP - Gestão de Pessoas - (75) 99853-2821/ SRA - Secretaria Acadêmica - (75) 98301-8269/ CAE - Assistência Estudantil - (71) 99182 - 9223

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br