Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
IF Baiano Campus Governador Mangabeira recebe Micro trator para atender à Comunidade Acadêmica e a Comunidade do Portão
Atualizado em 30 de julho de 2020 às 17:49 horas | Publicado em 30 de julho de 2020 às 17:23 horas

À esquerda a Diretora Geral Lívia Tosta, ao centro à Secretária da Associação do Bairro-Sra. Jucélia e o servidor terceirizado José Mário e a direita o aluno Jadeilson Gomes

O Campus Governador Mangabeira foi contemplado, esta semana, com a Cessão de uso de um Micro trator com implementos para atender às demandas da Comunidade Acadêmica e a Comunidade do Portão onde O Instituto está localizado.

            O equipamento foi enviado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural – SDR, através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional – CAR após solicitação feita pela Instituição com o objetivo de atender às demandas apresentadas pelo estudante da Pós graduação em Metodologia Científica do Campus, Jadeilson Gomes de Oliveira ,e também representante da Comunidade do Portão através da Associação Beneficente de Desenvolvimento Comunitário e Agrícola do Bairro do Portão – ABDCAP. 

            O Presidente da ABDCAP vem mantendo diálogo como Direção Geral do Campus, pedindo apoio para as demandas de expansão da mecanização agropecuária sustentável e a produção de alimentos pela agricultura familiar dos moradores do Bairro. Demandas que com a chegada do Micro trator ao Campus, espera poder atender com a oferta de Projetos de Extensão, Cursos de Formação Inicial e Continuada e Assistência técnica, integrando ainda mais o Instituto à comunidade a que pertence.

            Como ação de apoio à agricultura familiar e aos moradores do Bairro, o Campus mantém ativo o projeto Horta comunitária, uma parceria entre o IF Baiano e o Projeto Social Portão Aberto: alimentando atletas. O Projeto, desenvolvido pela Professora Emanoela Aragão, acolhe mulheres, mães dos atletas cadastrados no Projeto Social Portão Aberto, que tiveram capacitação e incentivo para o cultivo e comercialização da produção da horta como opção de ampliação da renda familiar e empoderamento da mulher. 

            Desenvolvendo essas ações de apoio aos moradores do Bairro do Portão, a Diretora Geral do IF Baiano Campus Governador Mangabeira, Lívia Tosta, espera fortalecer os laços com a comunidade e cumprir com o papel da Instituição de  contribuir para o desenvolvimento social e econômico da Comunidade Local e Regional.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br
Telefones: NAGP - Gestão de Pessoas - (75) 99853-2821/ SRA - Secretaria Acadêmica - (75) 98301-8269/ CAE - Assistência Estudantil - (71) 99182 - 9223

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br