I Seminário de Linguagens do IF Baiano (I SELIF)
Atualizado em 1 de setembro de 2020 às 23:03 horas | Publicado em 8 de agosto de 2020 às 20:57 horas

O Grupo de Pesquisa em Linguagens do IFBAIANO (GPELIF) promove, no dia 09 de setembro de 2020, a primeira edição do Seminário de Linguagens do IF Baiano (I SELIF), de forma gratuita e 100% online, por plataformas de streaming.

O GPELIF surgiu no IF Baiano em 2019 e hoje vem se consolidando ao agregar diversos pesquisadores da Instituição e de Instituições parceiras que possuem seus trabalhos de pesquisas voltados para as linhas que compõem o GP. As linhas de pesquisa do GELIF encontram-se debruçadas sobre os estudos que trabalham na interface linguagens, literaturas e estudos culturais, relacionando aspectos das narrativas literárias e das práticas de ensino que mantém diálogo com os estudos culturais, assim como a ampliação dos estudos linguísticos, semânticos e discursivos, a citar:

Linha 01 – Linguagem, semântica e cognição;

Linha 02- Linguagens, ensino de línguas, letramento e TIC´s;

Linha 03 – Linguagens, literatura e estudos culturais;

Linha 04- Linguagens, práticas discursivas e representações sociais.

O tema proposto para o I SELIF visa contemplar e discutir a nova conjuntura imposta pela situação de distanciamento social, à área da Educação, em especial, às estratégias imbricadas e aplicadas na situação de ensino e aprendizagem de línguas. A necessidade de nos reinventarmos enquanto área de linguagens carece de discussões mais profícuas entre os pares, e este é nosso objetivo. O evento aqui proposto se organiza em torno das quatro linhas de pesquisa supracitadas, com a formação de GT’s que estarão acolhendo inscrições para apresentações de trabalhos (Comunicações Orais e VídeoPôsteres), de estudantes e profissionais de Educação Básica até à PósGraduação, cujas propostas se enquadram ou transitam nas respectivas temáticas das linhas e também do evento, em geral. As submissões obedecerão ao seguinte calendário:

• Período de Inscrições (com e sem apresentação de trabalhos) – 29/07/20 a 16/08/20
  • Avaliação dos trabalhos submetidos – 17 a 21/08/20
  • Divulgação dos resultados e envio da Carta de Aceite – 22/08/20
  • Divulgação das normas para publicação nos anais – 22/08/20

Destacamos que todos os trabalhos submetidos e aprovados contarão com a possibilidade de publicação nos Anais, com registro de ISSN.

No que tange à programação geral, pela manhã teremos as exposições da mesa redonda, contando com a participação de pesquisadores convidados do grupo. No turno da tarde estarão concentradas as apresentações de trabalhos inscritos e aprovados no evento, e pela noite, teremos oficinas e minicursos.

O evento foi pensado para possibilitar a acessibilidade para surdos, e contará, em todos os momentos, com a atuação de intérpretes, inclusive durante as apresentações.

Para acesso a mais informações (a programação completa, bem como as regras para a submissão de trabalhos e inscrição no evento), acesse o link:

e participe!

Contatos: e-mail: gpelifgrupo@gmail.com Instagram: @gpelif.grupo

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br
Telefones: NAGP - Gestão de Pessoas - (75) 99853-2821/ SRA - Secretaria Acadêmica - (75) 98301-8269/ CAE - Assistência Estudantil - (71) 99182 - 9223