Campus Governador Mangabeira implantará o Curso Superior de Tecnologia em Agroindústria
Atualizado em 27 de novembro de 2020 às 19:07 horas | Publicado em 27 de novembro de 2020 às 18:31 horas

A previsão é de que o curso abrirá vagas para ingresso em 2022

No dia 25 de novembro, o Campus Governador Mangabeira realizou audiência pública online, transmitida no canal do Youtube do Campus, GMB TV, para discutir e apresentar à comunidade a implantação do curso de Tecnologia em Agroindústria, seu primeiro curso superior. A perspectiva é que o primeiro processo seletivo para ingresso de estudantes no curso aconteça em 2021.

A audiência foi aberta pelo professor Márcio São Pedro e pela diretora geral do campus, Lívia Tosta, que fez os agradecimentos e saudações e parabenizou a equipe que está à frente do processo de criação do novo curso.

O diretor acadêmico, Alisson Jadavi, foi quem apresentou a implantação do curso de Tecnologia em Agroindústria, contextualizando, antes, a história da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e a formação do Instituto Federal Baiano. Para implantação do curso, foi realizada pesquisa de opinião de forma online, entre os dias 22/09/2020 e 05/10/2020, da qual participaram 391 pessoas, sinalizando apoio à criação do curso.

No campus, já existem dois cursos técnicos integrados na área (Agroindústria e Agropecuária) e dois técnicos subsequentes ( Agropecuária e Alimentos). Para o diretor acadêmico, o curso superior de tecnologia em agroindústria virá para somar ao campus, que possui ainda um curso na modalidade Proeja e quatro pós-graduações, a única modalidade não ofertada até então é a graduação. “Trata-se de um curso alinhado aos potenciais arranjos produtivos, sociais e culturais do Recôncavo Baiano. Pode potencializar o desenvolvimento do Campus e consequentemente  a região”, afirma Alisson

A audiência pública contou ainda com a participação dos convidados Maurício Coelho (EMBRAPA),  do agrônomo Josemario Santana, Pedro Melo, mestre em Educação do Campo, Adriele dos Santos, ex-aluna do curso Integrado em Agroindústria, Ananias Viana da Comunidade Quilombola Caonde e Erika Muniz, representante do MPA/CEDITER/CSOL–Recôncavo, que falaram sobre a importância do IF Baiano e da implantação do curso Superior de Tecnologia em Agroindústria para a região do Recôncavo.

Saiba como atua o Tecnólogo em Agroindústria

O bacharel em Tecnologia em Agroindústria poderá: planejar, implantar, executar e avaliar processos relacionados ao beneficiamento, industrialização e a conservação de produtos agroindustriais, desde a matéria prima até o produto final. Poderá ainda atuar em cooperativas, órgãos de inspeção sanitária, associações, empresas, laboratórios, consultorias.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br