Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Servidores criam cartilha sobre cultivo e uso de plantas medicinais.
Atualizado em 6 de abril de 2021 às 15:47 horas | Publicado em 6 de abril de 2021 às 15:38 horas

Servidores do Campus Governador Mangabeira do IF Baiano criaram e lançaram uma cartilha sobre cultivo e uso de plantas medicinais. O material, intitulado “Plantas Medicinais: cultivo e uso terapêutico”, está sendo disponibilizado gratuitamente. Para ter acesso ao material clique e faça o download da cartilha.

A cartilha tem o objetivo de disseminar informações técnicas e científicas e permitir o acesso da população ao conhecimento terapêutico e sobre o cultivo de plantas medicinais. Os criadores do material são a técnica em enfermagem, Crislaine Moura, a enfermeira, Emily Carvalho, e o técnico em agropecuária, Ednaldo Dantas, todos servidores do Campus Governador Mangabeira.

Cartilha traz dicas de como usar plantas medicinais de forma correta e racional.

O material dispõe de 76 páginas, nas quais está disposto um catálogo com 25 plantas eficazes para o tratamento de sintomas e enfermidades no corpo humano. Sobre cada planta é apresentado ao leitor o cultivo, o modo de fazer do chá e a sua eficácia. Mas, é importante salientar que a “cartilha não pretende incentivar a automedicação, pois o uso de fitoterápicos só deve ocorrer sob indicação e, preferencialmente, sob a orientação e acompanhamento de pessoa experiente na área”, sinaliza a apresentação da cartilha.

Todo o trabalho demorou cerca de um ano e meio para ser concretizado. “Apresentamos no material a satisfação e o bem-estar que é cultivar produtos para chás, como o de camomila, canela, hortelã, manjericão, alecrim, amora e vários outros”, explica a técnica em enfermagem Crislaine Moura.

Ainda segundo ela, o conhecimento sobre plantas medicinais tem se mostrado de grande utilidade neste período de pandemia e de maior atenção à saúde. “Embora a cartilha não tenha relação direta com o período pandêmico, algumas plantas medicinais citadas podem ser usadas para ajudar em situações geradas pelo isolamento social”, comenta.

Plantas Medicinais na Escola – o PlaME

A ideia da cartilha surgiu através do projeto Plantas Medicinais na Escola (PlaME), submetido e aprovado pela Pró-reitoria de Extensão (Proex) do IF Baiano em 2018. As práticas do PlaME envolveram seminários, reuniões, feiras e oficinas nas comunidades de Governador Mangabeira, atividades que colaboraram com investigações e estudos para a construção do catálogo, que reúne conhecimentos da atividade biológica, cultivo de plantas, manejo de solo e da fitoterapia.

Conteúdo é um dos resultados do projeto PlaME, realizado no Campus Governador Mangabeira

“Em breve, anexaremos a cartilha no site do campus para que mais pessoas tenham acesso e possam conferi-la. É uma prestação de serviço que precisa chegar às pessoas”, comenta Crislaine Moura. Por enquanto, interessados podem enviar e-mail para plame@gm.ifbaiano.edu.br e receber o material gratuitamente.

Fonte: ASCOM/REITORIA

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br
Telefones: (75) 3638-2012 / 3638-2081

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br