CAMPUS GOVERNADOR MANGABEIRA SE PREPARA PARA PARA RETORNO PRESENCIAL INTEGRAL
Atualizado em 23 de fevereiro de 2022 às 20:56 horas | Publicado em 23 de fevereiro de 2022 às 10:35 horas

Acompanhe as Resoluções, Instruções Normativas, Protocolos e medidas adotadas para o retorno com a maior segurança possível.

Após quase dois anos de atividades predominantemente remotas, o retorno presencial integral no Instituto Federal Baiano já tem data marcada após a publicação da Instrução Normativa 5/2022 – RET-SCS/RET-GAB/RET/IFBAIANO, de 5 de fevereiro de 2022, que estabelece medidas de orientação, controle, prevenção e mitigação de riscos para o retorno das atividades presenciais nas unidades do IF Baiano. No Campus Governador Mangabeira, a comunidade acadêmica retornará às atividades 100% presencias no próximo dia 07/03/2022, data de início das aulas para os estudantes de todos os cursos.

Para organizar esse retorno com a maior segurança possível, a Gestão do Campus está tomando várias medidas para o retorno das atividades presenciais como a exemplo da (re)organização dos espaços; instalação de pias e dispenseres de álcool em gel 70% para higienização das mãos; restruturação dos horários de aula e divisão das turmas, atualização dosProtocolos de Contingência, que preveem as  medidas de prevenção e de biossegurança que devem ser seguidas pela comunidade acadêmica na retomada das atividades presenciais nos setores Administrativos e Acadêmicos. Confira aqui os Protocolos Administrativos e Acadêmicos.

A IN-05/2022 e os Planos de Contingência estabelecem as medidas gerais de prevenção: o uso obrigatório da máscara, a higienização frequente das mãos, o distanciamento interpessoal e, especialmente, a importância da vacinação completa e o tempo de isolamento em casos positivos de Covid-19, contactantes ou pessoas com sintomas gripais,  baseado nas orientações dos órgãos governamentais, educacionais e sanitários, nas esferas estadual e municipal, e também observando atentamente as recomendações do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), da Organização Mundial da Saúde (OMS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS).

Outra medida de extrema importância é que além de utilizar máscara em todos os ambientes institucionais (fechados ou abertos), para voltar a circular nas dependências do IF Bainao Campus Governador Mangabeira a comunidade acadêmica vai precisar comprovar que fez a sua parte e se vacinou contra a Covid-19. Isso vale para estudantes, servidores, funcionários terceirizados, estagiários e demais pessoas que ingressem nos campi ou na Reitoria. A adoção do “passaporte vacinal”, praticada por diversas instituições de ensino públicas do estado e do país, foi aprovada pelo Conselho Superior através da Resolução-183-e-186.2022 -OS-CONSUP/IF BAIANO e a Instrução Normativa 6/2022-RET-SCS/RET-GAB/RET/IFBAIANO de 18 de fevereiro de 2022, que traz orientações gerais sobre os procedimentos a serem adotados quando da exigência de comprovação do ciclo vacinal contra a Covid-19, para acesso e circulação nas unidades do IF Baiano.

A vacinação a ser comprovada corresponderá ao número total de doses de imunização da vacina utilizada, recomendando-se as doses de reforço. O ingresso de pessoas que têm contra indicação à vacina da Covid-19 dar-se-á somente mediante apresentação de atestado médico com a devida justificativa. Para pessoas não vacinadas, é obrigatória a apresentação de teste RT-PCR ou teste antígeno negativos para Covid-19 realizados nas últimas 72h.

Todas as medidas, Resoluções e Instruções foram pensadas para garantir que o retorno da nossa comunidade ao espaço físico do Campus aconteça da maneira mais segura possível. Lembramos que os protocolos serão continuamente monitorados pelo Comitê de acompanhamento ao COVID 19 do Campus, e revisado a partir da observação do cenário de saúde pública e do comportamento da curva da Covid-19 na região. As medidas também poderão sofrer ajustes e melhorias em função da dinâmica das atividades no Campus ou da Instituição. Qualquer alteração nos protocolos será informada a toda a comunidade acadêmica.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br