O IF Baiano Campus Governador Mangabeira Parabeniza os Alunos do Curso Técnico em Agroindústria Pelos Projetos Desenvolvidos
Atualizado em 26 de abril de 2022 às 11:20 horas | Publicado em 26 de abril de 2022 às 11:02 horas

O Instituto Federal Baiano Campus Governador Mangabeira é uma instituição focada na Educação Profissional e Tecnológica. Dentre as propostas do IF Baiano é proporcionar ensino, pesquisa e extensão, articulando-se com o mundo do trabalho.

A pesquisa acadêmica é extremamente importante para o desenvolvimento do aluno. Geralmente o aluno tem o primeiro contato com a pesquisa acadêmica na graduação. Porém no instituto Federal Baiano os alunos conhecem e participam da experiência da pesquisa durante o andamento do curso (Integrado ao Ensino médio e Subsequente).

projeto integrador é uma disciplina curricular que visa proporcionar aos alunos a experiência pratica-profissional aplicando os conhecimentos teóricos em situações reais do dia a dia.

Os alunos do Curso Técnico em Agroindústria desenvolveram de forma brilhante diversas pesquisas durante o período de Projeto Integrador. Dentre os projetos destacamos:

Projeto 1 – Produção de repelente à base de produtos naturais
Elaboração de repelente natural à base de cravo da índia e alecrim, ricos em óleos essenciais que são substâncias voláteis, odoríferas e podem ser dissolvidas em gorduras, utilizados nos setores de higiene pessoal, cosmética e repelentes, funcionam como antibacterianos, antivirais, antifúngicos e inseticidas.

Projeto 2 – O aproveitamento integral do abacaxi
Com a produção de Aluá, a partir da casca do abacaxi, o Aluá é uma bebida fermentada, fonte de probióticos e diversos nutrientes, é benéfica à flora intestinal e ajuda na digestão.

Projeto 3 – Biscoitos veganos feitos da farinha do caroço do abacate
Produção de biscoitos saborosos e nutritivos, com substâncias preciosas do caroço do abacate que possuem ação anti-inflamatória úteis contra tumores, reduz o risco de câncer, é antibacteriano, atua como antioxidante e é fonte de potássio, ferro, zinco, cobre e manganês.

O Ifbaiano Campus Governador Mangabeira parabeniza a todos (as) envolvidos (as) na pesquisa e execução dos projetos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Governador Mangabeira
Rua Waldemar Mascarenhas, s/n – Portão (Estrada Velha da Chesf) - CEP 44350-000

Livia Tosta dos Santos (Diretora-geral)
gabinete@gm.ifbaiano.edu.br