O IF Baiano Campus Governador Mangabeira recebeu na manhã de hoje, 15/08, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB -Território Recôncavo que realizou a Ação educativa da Monilíase do Cacaueiro, no Território do Recôncavo Baiano, para nossos estudantes dos Cursos Técnicos em Agropecuária e Agroindústria.
A Monilíase é uma doença causada pela praga Moniliophthora rorerique que ataca diretamente os frutos em qualquer fase do seu desenvolvimento. A doença atinge somente as plantas hospedeiras do fungo, sem riscos de danos à saúde humana.
Os profissionais e técnicos de Defesa Sanitária Vegetal da Adab querem conscientizar produtores, agricultores familiares, técnicos e estudantes sobre o potencial de danos às culturas e como reduzir os riscos fitossanitários e evitar expansão para outras regiões do país, como a Bahia. Atualmente, apenas os estados do Acre, Amazonas e Rondônia estão em emergência fitossanitária.
“A detecção de focos nos estados do Acre, em 2021, e no Amazonas, em 2022, aumenta a preocupação dos órgãos de Defesa dos estados produtores de cacau e gera a necessidade de adoção de medidas urgentes e mais intensas para evitar sua disseminação para as áreas produtoras”, explica a coordenadora do projeto Prevenção à Monalíase da Adab, Catarina Cotrim.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br