Projeto “Eu cuido do Lixo Desde Criança” executa atividades no Colégio Municipal Polivalente.
Atualizado em 12 de abril de 2024 às 8:47 horas | Publicado em 11 de abril de 2024 às 17:33 horas

No dia 10/04/2024, no período vespertino, as estudantes Monique Nunes Carvalho e Jacqueline dos Santos Silva executaram atividades de encerramento do projeto de extensão no Colégio Municipal Polivalente de Xique-Xique, acompanhadas da Professora Rafaella Oliveira Baracho e da Diretora da Escola, Prof. Deliany Queiroz. O objetivo deste projeto é desenvolver e implementar um plano de gerenciamento de resíduos sólidos em uma escola municipal de Xique-xique/Bahia, desde o diagnóstico até às ações de educação ambiental necessárias.

Ao longo do projeto, as estudantes realizaram 2 composições gravimétricas dos resíduos (Figura 1), identificaram as infraestruturas existentes na escola que dão suporte ao correto descarte de resíduos (como lixeiras) (Figura 2), produziram uma cartilha física para ser entregue em cada sala (Figura 3) e uma digital (acesse aqui) e visitaram a escola a fim de alocar novas lixeiras (Figura 4) e realizar uma brincadeira auxiliando os estudantes a compreender onde descartar cada tipo de resíduo (Figura 5). As estudantes produziram ainda um vídeo no YouTube com membros da comunidade interna do campus brincando sobre as tipologias de resíduos.

Vídeo do youtube https://www.youtube.com/watch?reload=9&v=AFkqUmfl Ns&lc=UgxBNGZtMVO8rGVbYkF4AaABAg&feature=em-comments

O projeto foi desenvolvido com apoio da PROEX IF Baiano.

Acesse você também o nosso material e divirta-se aprendendo sobre resíduos sólidos:

PDF do Cartilha física

Cartilha Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS)

PDF do Material Digital

O Que é PGRS ?

É o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é um documento técnico que identifica o tipo e a quantidade de resíduos gerados, além de indicar um conjunto de ações para melhorar o seu manejo em uma organização.

Quem precisa da PGRS ?
De acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei Federal) n° 12.305/2010), a criação e execução da PGRS são obrigatórias aos grandes geradores de resíduos sólidos.

Figura 1 – Estudantes realizando a composição gravimétrica dos resíduos

Figura 2 – Mapeamento da infraestrutura disponível para alocar resíduos sólidos na escola

Figura 3 – Capa da cartilha física

Figura 4 – Novas lixeiras instaladas na escola