O INTERNATIONAL SPACE ART & POETRY CONTEST
Atualizado em 9 de abril de 2024 às 8:34 horas | Publicado em 9 de abril de 2024 às 8:34 horas

LIMITLESS

O programa capacita professores de escolas públicas brasileiras com foco em STEM

Em fevereiro deste ano, Agência Espacial Brasileira (AEB) assinou um Protocolo de Intenções com o Limitless Space Institute e a IHS Towers para futura implementação e gestão do Limitless Global Educator Program (LGEP) no Brasil.

A iniciativa consiste na capacitação de professores de escolas públicas brasileiras com foco nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM) nos temas relacionados a exploração espacial e suas tecnologias. O intuito é ter professores da Educação Básica mais confiantes nas salas de aula com os temas relacionados ao STEM, em especial na área espacial, contribuído para a formação de jovem preparados para o futuro.

“A AEB considera que o desenvolvimento do interesse e da motivação das crianças e adolescentes nas áreas da Ciência, em particular aquelas ligadas à atividade espacial, é fundamental. Sem haver esse interesse por parte da juventude, não há como garantir o futuro do Programa Espacial. Neste sentido, essa capacitação que será proporcionada pelo Limitless Space Institute é extremamente importante”, afirmou o Presidente da AEB, Marco Antonio Chamon.

Além do conhecimento técnico, as disciplinas STEM promovem o desenvolvimento de habilidades transversais, como colaboração, comunicação e trabalho em equipe. Ademais, o fortalecimento do ensino de STEM contribui para o desenvolvimento econômico e social do país. Profissionais qualificados nessas áreas são essenciais para impulsionar a inovação, a pesquisa e o desenvolvimento.

Segundo a Diretora-Executiva do Limitless Space Institute, Kaci Heins, “esta colaboração, centrada no programa Limitless Global Educator patrocinado pela IHS Towers, mostra nossos esforços conjuntos para apoiar o desenvolvimento profissional de educadores, usando o contexto inspirador da exploração espacial para melhorar o aprendizado STEM. Ao trabalharmos juntos, não estamos apenas fornecendo aos educadores brasileiros as ferramentas para inspirar a próxima geração, mas também lançando as bases para um futuro onde o potencial de aprendizado e descoberta é tão infinito quanto o próprio universo”.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000