Atividades culturais marcam o Dia da Consciência Negra no Campus Itapetinga
Atualizado em 11 de junho de 2015 às 13:28 horas | Publicado em 25 de novembro de 2013 às 12:20 horas

Evento ocorreu em 22 e 23 de novembro.

25/11/2013 às 12h

Estudantes e servidores do IF Baiano – Campus Itapetinga comemoraram em 22 e 23 de novembro, atividades alusivas à Semana da Consciência Negra. O evento que faz parte do calendário permanente do Campus Itapetinga, já está em sua 3ª ediçãoEste ano,  aconteceu o  I Workshop Cultural Consciência Negra, organizado pelo NEAB – Núcleo de Estudos Afro Brasileiros, coordenado pela professora Izanete Marques Souza, com a colaboração dos professores Grazyelle Reis dos Santos e Alex Guimarães dos Santos (História), Carolina de Brito Oliveira (Filosofia), Caio César de Aguiar Sirino (Sociologia), Ivo Ferreira de Jesus (Língua Portuguesa), Alana Rocha Lemos (Alimentos) e os técnicos administrativos Sirlane Silva Oliveira e Nayron Brito Rocha, entre outros servidores.

A abertura do evento ocorreu com um “Juri Simulado” sobre a “Revolta de Carrancas”, crime cometido por escravos em Minas Gerais, em 1833.  Participaram discentes da 2ª série do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Segundo a professora Grazyelle Santos, “o objetivo do juri foi compreender como no passado escravista foram mobilizados no Brasil discursos legitimadores de tal prática, ao tempo em que se discutiu a escravidão como um grave crime cometido contra a humanidade, o que torna inteligível práticas de resistências e invenções da liberdade por parte dos sujeitos sequestrados da África e escravizados em outro continente.” Esta atividade envolveu os componentes curriculares História, Sociologia e Língua Portuguesa, permitindo aos estudantes um conhecimento mais aprofundado de aspectos do Brasil Escravista, da construção de ideias e ideologias que perpassavam o pensamento social da época, bem como da interpretação e expressão textual, com a utilização de gêneros próprios da atividade jurídica.

Em seguida, ocorreu o Desfile da Diversidade, com a apresentação de discentes e servidores, ao som de músicas que ressaltavam o Orgulho Negro. “Não buscando se adequar a padrões de beleza socialmente aceitos, o desfile enfatizou a beleza única de cada um, o brilho e alegria de cada sorriso, a pluralidade, que é a tônica da nossa sociedade, cujas heranças africanas estão por toda parte, no sangue e na pele”, completa Grazyelle Santos.

O dia 22 também foi marcado pela exibição de alguns filmes: “Os intocáveis”, “Encontrando Forrester”, “Besouro” e “Um sonho possível”. As películas foram exibidas simultaneamente em diferentes salas e, ao fim da exibição, os grupos debateram os seus significados, sobretudo, no que se refere à reflexão sobre a Consciência Negra. Após, a estudante Elenice Lima da Silva, do curso Técnico em Agropecuária Subsequente, apresentou à comunidade acadêmica o projeto de pesquisa “Contando a história desta terra: Quilombo da Pedra (nossas descobertas)”, sob a orientação da professora Izanete Souza. A aluna Natália Santos Silva, da 1ª série do curso Técnico em Agropecuária Integrado, encerrou o primeiro dia do evento com uma bela apresentação musical, cantando “Olhos Coloridos”, de Sandra de Sá.

O dia 23 foi dedicado à realização de oficinas, promovidas por integrantes da Associação Cultural Raízes Quilombo, entidade de utilidade pública que atua em Itapetinga, atendendo, principalmente, jovens de comunidades carentes. Foram ofertadas oficinas de DJ, Hip Hop, Dança Afro, Penteado Afro, Capoeira de Angola, Capoeira Regional e Confecção e Toque de Instrumentos Próprios da Capoeira.

O professor de Língua portuguesa do Campus Itapetinga,  Ivo Ferreira de Jesus, também ministrou uma oficina que versou sobre  Literaturas Africanas. Ao final, toda a comunidade se reuniu para assistir ao batizado de capoeira e à troca de cordões, pelos capoeiristas da Associação Cultural Raízes Quilombo. A roda de capoeira deu lugar à roda de samba e foi completa a celebração da nossa cultura, neste momento tão alegre quanto festivo. “Vamos destruir um monstro chamado preconceito”, essa foi a mensagem maior do evento. Axé!

Por: José Francisco Alves Cruz

Ascom/Campus Itapetinga

Colaboração da professora de História Grazyelle Reis dos Santos.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000