Unidades Educativas de Campo
Última atualização: 21/03/2024 - 8:54 horas | Data de publicação: 23/08/2017 - 14:04 horas

As Unidades Educativas de Campo do IF Baiano Campus têm por objetivo aprimorar e dinamizar o ensino, apoiando o desenvolvimento de pesquisas e ações de extensão nas diversas áreas técnicas. As unidades estão classificadas conforme as atividades desenvolvidas em: bovinocultura de leite, equideocultura, horticultura, fruticultura, minhocário, viveiro de mudas e campo agrostológico.

Bovinocultura de leite
O Campus possui um rebanho bovino composto por 37 animais mestiços Gir x Holandês. As instalações do setor de Bovinocultura compreendem o estábulo leiteiro, currais de manejo, galpão para ração e sistema de ordenha mecânica “balde ao pé”.
A obtenção diária do leite é destinada prioritariamente para abastecer o refeitório do Campus e o excedente é comercializado para um laticínio no município.

Equideocultura
Conta atualmente com um plantel de 12 equinos, constituindo um recurso didático para o Curso Técnico em Agropecuária e como instrumento de trabalho na rotina dos profissionais do campo.

Avicultura
O campus Itapetinga detém uma estrutura completa para a criação de aves com chocadeira artificial, dois galpões com comedouros, bebedouros, campânula de aquecimento e ninhos para postura, além do diferencial das aves serem criadas fora do regime de gaiolas e sim no sistema de bem estar animal, pois as mesmas têm acesso a piquetes com grama tifton, gramínea esta com grande fonte de proteína e palatabilidade. O Instituto também possui criação de aves no sistema PAIS (Produção Agroecológia Integrada Sustentável) popularmente conhecida como Mandala, onde as aves alimentam-se de restos vegetais do sistema e o esterco produzido pelas mesmas contribuem para a formação dos canteiros de produção vegetal. A unidade conta com aves das raças “Embrapa 51”, “Caneludo do Catolé” e demais raças caipiras. Assim esta unidade proporciona um conjunto de práticas que objetivam não só o ensino didático, mas também a extensão e a pesquisa.

Apicultura
A atividade apícola vem crescendo cada vez mais no país, pelo grande apelo ambiental, social e econômico. Sendo assim o campus Itapetinga possui um apiário com duas colmeias completas, com ninho e com melgueiras, além dos demais utensílios como fumigador, vassourinha para limpeza de quadros e cera alveolada, visando apoio no ensino didático e contribuição ambiental pela visão do conhecimento e também por saber do grande potencial de polinização das abelhas.

Horticultura
A horta escolar é um laboratório vivo para diferentes atividades pedagógicas, além de ser um importante instrumento de educação ambiental. Abrange a exploração de hortaliças e que engloba culturas folhosas, raízes, bulbos, tubérculos, frutos diversos e partes comestíveis de plantas.
O setor, além proporcionar um campo para as aulas práticas de agricultura, o desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão, também abastece o refeitório do Campus.

Fruticultura
A fruticultura pode ser conceituada como sendo o conjunto de técnicas e práticas aplicadas adequadamente com o objetivo de explorar plantas que produzam frutas comestíveis, comercialmente.
No Campus Itapetinga o setor de fruticultura visa o cultivo de plantas frutíferas, propagação e produção de mudas frutíferas, proporcionando a realização de atividades de ensino e pesquisa.

Minhocário
Um minhocário é um modelo que representa um ambiente em que vivem as minhocas, sendo um ambiente moderadamente úmido e sombreado. O minhocário tem o objetivo de disseminar as técnicas de tratamento de resíduos orgânicos, transformando-os em húmus e biofertilizante líquido.

Viveiro de mudas
O viveiro é o ambiente/local onde germinam e se desenvolvem todo tipo de planta. É nele que as mudas são cuidadas até adquirir idade e tamanho suficientes para serem levadas ao local definitivo, onde serão plantadas.

Campo Agrostológico
É uma área demonstrativa com forrageiras utilizadas na alimentação animal, permitindo o estudo das condições de adaptação das espécies forrageiras, observando seu melhor desempenho. O espaço permite o desenvolvimento de pesquisa, e atividades de ensino, onde os discentes do Curso técnico em Agropecuária terão a oportunidade de observar a composição das plantas, porte, tipo de sementes e outros aspectos que permitam identificar as diversas espécies de plantas forrageiras utilizadas em pastagens no Brasil.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000