A Central de Atendimento ao Servidor (CAS-IFBAIANO) surgiu em consonância com a evolução da perspectiva de tratamento e abordagem às pessoas no mundo do trabalho, colocando-as como inestimável componente de capital, devido a sua capacidade em gerar riquezas.
Essa vertente contemporânea ressignificou a Gestão de Pessoal, colocando as pessoas como eixo principal sem, contudo, perder de vista o gerenciamento das rotinas administrativas, de folha de pagamento, manutenção registros e controles de servidores, bem como a visão sistêmica da instituição e do ambiente laboral.
Nesse sentido, a CAS-IFBAIANO incide fundamentalmente sobre novas formas de organização do trabalho desempenhado pela Gestão de Pessoas do IF Baiano com o objetivo de sistematizar, otimizar e humanizar o atendimento aos servidores deste Instituto Federal.
Portanto, trata-se de um canal direto com a Diretoria de Gestão de Pessoas para esclarecimentos de dúvidas e realização de consultas sobre status de requerimentos e processos; agendamento para atendimento presencial e acompanhamento das principais demandas dos servidores.
Assim, com a implementação da CAS-IFBAIANO pretende-se sanar problemas na gestão de processos, otimizando o fluxo processual da área de pessoal; diminuir o tempo de resposta aos questionamentos dos servidores e gerenciar com mais eficácia as demandas de atendimento relacionadas a DGP. Além de possibilitar a difusão de normas e procedimentos, bem como a elaboração de relatórios estatísticos a exemplo de: atendimentos prestados, dúvidas recorrentes, índice de demandas das coordenações, dentre outros.
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