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Secretaria de Registros Acadêmicos
Última atualização: 22/04/2020 - 11:30 horas | Data de publicação: 28/06/2018 - 15:06 horas
Apresentação

A Secretaria de Registros Acadêmicos (SRA) é um setor vinculado à Direção Acadêmica, responsável pelo registro, verificação, controle, manutenção e arquivamento documentos que integram a vida acadêmica dos discentes, desde o ingresso na instituição até a conclusão do curso; receber protocolos acadêmicos referentes à solicitações discentes; tramitar as solicitações discentes: declarações, histórico escolar, diplomas e outros renovação de matrícula, trancamento de matrícula, mudança de turno, aproveitamento de estudos, exercício domiciliar, revisão de avaliação, segunda chamada de avaliações, colação de grau e demais documentos referentes à questões acadêmicas. Compete ainda à SRA realizar atendimentos a servidores, discentes e à comunidade externa fornecendo informações e encaminhando solicitações.

Toda solicitação dos alunos, deve ser feita mediamente requerimento especifico a ser preenchido e entregue na Secretaria de Registros Acadêmicos, que o encaminhará aos setores competentes. Devem ser anexados ao requerimento documentos que comprovem e justifiquem, quando for o caso, os motivos da solicitação, respeitadas as datas e os prazos estabelecidos.

O ALUNO, POSTERIORMENTE, DEVERÁ RETORNAR À SECRETARIA DO CURSO PARA SABER SE O PEDIDO FOI ACEITO (DEFERIDO) OU NÃO ACEITO (INDEFERIDO)

Clique aqui: Formulário de Requerimentos

Horário de funcionamento

Segunda-feira à Sexta-feita das 07h30min  às 20h00min.

 

Algumas Especificidades

  • Matricula

A matrícula é o ato formal pelo qual se inicia a vinculação acadêmica do estudante à Instituição de Ensino. Ela pode ser efetuada pelo estudante, por seu responsável legal ou por procurador legalmente constituído.

Clique aqui: Relação de Documentos para Matrícula de Novos Alunos

  • Renovação de matrícula

A matrícula deverá ser renovada a cada novo período letivo, sendo que a não renovação da matrícula pelo estudante, sem justificativa legal, caracterizará o abandono do curso e consequente desvinculação da instituição. Para efetivar a renovação da matrícula, o estudante ou seu responsável deverá se apresentar à SRA portando o requerimento e a carteira de identidade.

  • Mudança de turno (apenas para alunos do subsequente)

O aluno poderá requerer mudança de turno, desde que sejam atendidos o seguinte requisito:

Impossibilidade comprovada de frequentar as aulas no turno em que esteja matriculado por problemas de saúde, por motivo de trabalho ou por questão disciplinar ou pedagógica.

  • Trancamento de matrícula (apenas para alunos do subsequente)

O trancamento da matrícula poderá ser feito através de requerimento do estudante, para interrupção temporária dos estudos, respeitados o processo legal e os prazos estabelecidos.

  • Aproveitamento de estudos (apenas para alunos do subsequente)

O aproveitamento de estudos é o processo de reconhecimento de componentes curriculares cursados com aprovação em cursos de EPTNM, desde que diretamente relacionados com o perfil profissional de conclusão da respectiva habilitação profissional.

Para esta solicitação, o estudante deverá adotar os procedimentos a seguir:

1. Preencher na SRA formulário próprio, especificando o(s) componente(s) curricular(es) pretendido(s); e

2. Anexar os seguintes documentos devidamente autenticados e assinados pela Instituição de origem: Histórico Escolar e Plano de Curso da EPTNM, no qual está inserida a qualificação, aprovado pelos órgãos competentes do sistema de ensino, ou programa dos componentes curriculares cursados com aprovação, com registro de carga horária total das aulas teóricas e práticas.

  • Exercício domiciliar

O exercício domiciliar corresponde a equivalência de estudos, por ausência às aulas, concedida ao estudante amparado pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e pela Lei nº 6.202/75.

Para requerer o exercício domiciliar, o estudante deverá preencher formulário na SRA e instruí-lo com laudo médico que comprove uma das situações estabelecidas pelo Decreto Lei nº 1.044/69 e na Lei nº 6.202/75.

  • Revisão de avaliação

O estudante terá direito à revisão da avaliação, através de requerimento à SRA, no prazo de até dois dias úteis, após a divulgação do resultado.

  • Segunda chamada de avaliação

O estudante que faltar a qualquer das avaliações da aprendizagem tem direito à segunda chamada. A segunda chamada de avaliação deverá ser solicitada na SRA, por meio do preenchimento de requerimento no prazo de até um dia útil, após o término do afastamento, desde que comprove, através de documentos o motivo do afastamento.

 

PRAZOS PARA EMISSÃO E SOLICITAÇÃO DE DOCUMENTOS NA SRA

Clique aqui: Prazos para emissão e solicitação de documentos na SRA

TIPOS DE DOCUMENTOS PRAZO
Boletim Escolar 10 DIAS
Declaração de Matrícula e Transferência 02 DIAS
Declaração de Conclusão de Curso 05 DIAS
Expedição e Registro de Certificado (Certificação – ENEM) 60 DIAS
Histórico Escolar 10 DIAS
Expedição e Registro de Diploma 90 DIAS
Segunda chamada de avaliação 1 DIAS APÓS O TERMINO DO AFASTAMENTO
Exercício domiciliar
Revisão de avaliação 2 DIA APÓS O RECEBIMENTO DO RESULTADO
Trancamento de matrícula (apenas para alunos do subsequente) PRAZO FIXADO EM CALENDÁRIO ACADÊMICO

Número de Matrícula dos discentes dos primeiros anos para cadastrar no SUAP conforme instruções na página principal deste site:

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga

Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 3261-2213
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br
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