O que é a Assistência Estudantil?
Última atualização: 01/11/2023 - 7:31 horas | Data de publicação: 08/03/2023 - 15:41 horas

ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL

A Assistência Estudantil é uma Política Pública educacional criada a partir do Decreto nº 7.234/2010, que dispõe sobre o Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), o qual tem por finalidade ampliar as condições de permanência dos jovens de baixa renda no âmbito das instituições federais de ensino superior, bem como nos Institutos Federais de Ensino.

COMO É CONSTITUÍDA A ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL NO IFBAIANO?

No âmbito do IF Baiano a Política de Assistência Estudantil é regulamentada pela Resolução nº 01 de 29 de janeiro de 2019, a qual constitui-se de um conjunto de princípios e diretrizes norteadores para o desenvolvimento de programas e linhas de ações que favoreçam a democratização do acesso, a permanência e o êxito do discente no seu processo formativo. Dessa forma, ela objetiva ampliar as possibilidades para o acesso a partir da inclusão social, por meio da promoção da igualdade de oportunidades entre todos os(as) discentes matriculados e de medidas que busquem minimizar situações de repetência e evasão. Ela pretende também implementar ações educativas que propiciem o desenvolvimento do pensamento crítico, político e criativo dos(as) estudantes, além de ações que assegurem assistência à saúde dos mesmos, de forma preventiva.

Para o alcance dos seus objetivos, a Política de Assistência Estudantil prevê o desenvolvimento de programas, serviços e ações voltadas para atender às necessidades econômicas, sociais, culturais, políticas, de saúde, pedagógicas e psicológicas dos estudantes, pensando o indivíduo como um todo.

A Política deve abranger todos os estudantes regularmente matriculados. O acesso aos programas que demandarem recursos financeiros será destinado, prioritariamente, para atender às necessidades do corpo discente cuja renda familiar per capita seja de até 1(um) salário mínimo e meio vigente.

A Coordenação de Assuntos Estudantis – CAE é parte estruturante do Instituto Federal Baiano com objetivo de gerir de forma sistêmica a implementação de políticas de Assistência Estudantil no Campus Itapetinga. Trata-se de uma coordenação que não apenas viabiliza auxílio para estudantes em situação de vulnerabilidade social, mas propõe, implementa e gerencia as ações de permanência para todos os estudantes matriculados na Instituição, independente do nível de ensino.

O CAE está vinculada à Diretoria Acadêmica-DAC, composta por uma equipe Técnica Multidisciplinar:

Contato: 77 9 8876-4283

Email – cae@itapetinga.ifbaiano.edu.br

Coordenador: Gedeval Paiva

Assistente de Alunos – Adriana Oliveira de Souza Silva

Assistente de Alunos – Allane Brito Campos

Assistente de Alunos – Charles Marques Pereira

Assistente de Alunos – Rita de Cassia Lima Silva

Assistente Social – Iana de Oliveira Soares

Enfermeira – Vania Gomes Santos

Técnica Enfermagem – Rafaella Brandão Dias

Nutricionista – Luciane Costa Ferreira

Odontóloga – Elza Nathalie Pinto Peixoto

Psicóloga – Luciana Gomes Santos

A Comissão Local de Assistência Estudantil é um colegiado deliberativo responsável pelo planejamento, acompanhamento e avaliação de Programas, Projetos e Ações desenvolvidos no âmbito da Política de Assistência Estudantil, no Campus. Esta Comissão deve ser composta por uma equipe multiprofissional e discentes das diferentes modalidades de ensino.

RESOLUÇÃO N.o 01, DE 29 DE JANEIRO DE 2019

Portaria da Comissão Local de Assistência Estudantil