Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Técnico Subsequente
Última atualização: 21/03/2024 - 9:07 horas | Data de publicação: 18/05/2011 - 19:25 horas

CURSO TÉCNICO EM AGROPECUÁRIA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO

Destinado aos alunos que concluíram o ensino médio.

O curso Técnico em Agropecuária forma profissionais, que atendem às necessidades peculiares da região, bem como promove a formação de agentes transformadores da realidade do meio rural, propiciando melhorias na qualidade de vida da população. Prepara os alunos para dialogar sobre os arranjos socioprodutivos e culturais, na troca de experiências e levando-os ao conhecimento tecnológico a fim de melhorar a produção regional.

O técnico em agropecuária é um profissional habilitado para atuar em qualquer etapa da cadeia produtiva, seja no fornecimento de recursos produtivos – venda de insumos, venda de máquinas e equipamentos, prestação de serviços, crédito rural – na produção agrícola/zootécnica propriamente dita e na comercialização dos respectivos produtos. É um agente importante no setor agropecuário e apresenta uma postura pessoal e profissional que harmonize produção e bem estar.


TÉCNICO EM ALIMENTOS SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO

Destinado aos alunos que concluíram o ensino médio.

A proposta de criação do Curso Subsequente em Alimentos no Campus de Itapetinga, além de fortalecer a região na qual o IF Baiano está inserido, compartilha competências técnicas para a execução de projetos educacionais, apoiados na cultura do empreendedorismo e cooperativismo, em sintonia com os arranjos produtivos, culturais, sociais e ambientais de âmbito local e regional.

O Curso Técnico Subsequente em Alimentos contribui com as demandas da região, junto às indústrias de laticínio, entre outras, por preparar profissionais capacitados, uma vez que o IF BAIANO permite aos seus estudantes a aquisição de visão empreendedora, desenvolvendo capacidade de tomada de decisão, liderança, relacionamento humano, senso analítico e crítico. As oportunidades de atuação do técnico em alimentos podem surgir em empresas públicas e privadas do setor agroindustrial, associações, cooperativas, comunidades rurais, instituições de pesquisa e ensino. Pode atuar ainda como profissional liberal autônomo, empreendedor, desenvolvendo seu próprio negócio.


TÉCNICO EM MANUTENÇÃO E SUPORTE EM INFORMÁTICA SUBSEQUENTE AO ENSINO MÉDIO

Destinado aos alunos que concluíram o ensino médio.

O curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática proporciona ao estudante uma formação teórica e prática de forma a prepará-lo para uma atuação eficiente na área de suporte e manutenção de microcomputadores, bem como na área de redes.

A proposta do curso é formar técnicos para atuar com projetos que envolvam montagem e manutenção de computadores, cabeamento e instalação de redes locais e instalação de software em computadores clientes e servidores. Além da formação técnica específica da área de Tecnologia de Informação, o profissional também desenvolve uma visão geral sistêmica das empresas em nível organizacional, administrativo, ético e legal com vistas a formar um profissional plenamente integrado tendo suas ações pautadas na ética, no respeito à sociedade, buscando a valorização humana e profissional.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 99969-7107
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br