Direção Geral informa à comunidade acadêmica sobre paralisação dos servidores
Atualizado em 25 de abril de 2024 às 10:06 horas | Publicado em 25 de abril de 2024 às 10:05 horas

Prezada comunidade acadêmica,

Os servidores da Educação Pública Federal, professores e técnicos, estão mobilizados, exercendo o direito à livre manifestação e à greve, pelas seguintes pautas: luta por recomposição do orçamento das Instituições de Ensino Federais; melhores condições de trabalho; recomposição das perdas inflacionárias no salário; avanços nas carreiras profissionais. Os servidores do IF Baiano campus Itapetinga aderiram ao movimento nacional, paralisando as suas atividades no dia 22 de abril de 2024.

A gestão do campus reafirma o seu apoio à luta dos trabalhadores da educação. Todas as pautas apontadas pelos servidores mobilizados são muito importantes e devem ser consideradas pela comunidade acadêmica, pela sociedade e pelo governo. Para que os Institutos Federais possam cumprir a sua missão, que é ofertar uma educação pública, gratuita, inclusiva, de qualidade e socialmente referendada é preciso que os profissionais que trabalham de maneira árdua e dedicada sejam valorizados, que as condições de trabalho possam ser melhores e que o orçamento da instituição seja capaz de dar as condições devidas para o pleno exercício das atividades acadêmicas.

Lamentavelmente, os salários dos trabalhadores da educação pública federal não foram reajustados nos últimos anos, sendo corroído pela inflação, com exceção de um pequeno aumento em 2023. Além disso, faltam técnicos nas unidades, sobrecarregando os profissionais na ativa. Outro fator que agrava a situação foi o congelamento dos orçamentos das instituições, que sofreram inclusive com sucessivos cortes e contingenciamentos de 2015 a 2022.

A esperança de uma recomposição orçamentária para o ano de 2024 foi frustrada, deixando as instituições em situação de sucateamento. Outro fator relevante foi o ataque à educação através de medidas autoritárias e sem diálogo com as instituições, tal como a famigerada Portaria do MEC 983/2020 que precariza ainda mais a atividade docente.

Por considerar essa realidade lastimável, a gestão respeita a importância da luta por uma educação de qualidade e acessível a todos e todas, e por entender  que a luta é um direito dos trabalhadores, declaramos apoio ao movimento dos servidores da educação pública federal e conclamamos o governo a dialogar com as categorias, para que seja possível a busca de soluções. Estamos certos de que o atendimento as demandas apontadas será uma vitória para a educação brasileira e consequentemente para toda a sociedade que precisa de Institutos e seus servidores em condições adequadas para o exercício pleno das suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.

A Direção do IF Baiano campus Itapetinga está em diálogo permanente com o Comando de Greve local para estabelecimento do funcionamento das atividades essenciais, conforme prevê a lei. Esperamos que as demandas tão relevantes sejam atendidas e que o mais breve possível as instituições normalizem as suas atividades acadêmicas.

Abraços fraternos.

Direção Geral do IF Baiano campus Itapetinga.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000