IF Baiano promove evento sobre desafios, experiências e perspectivas para a acessibilidade na escola
Atualizado em 30 de junho de 2022 às 11:31 horas | Publicado em 26 de novembro de 2021 às 11:30 horas

O Encontro traz trajetória acadêmica de professora surdocega para discutir acessibilidade na escola entre a teoria e a prática.

O IF Baiano – Campus Alagoinhas realizará o Encontro sobre Educação Especial e Inclusão Escolar do IF Baiano: desafios, experiências e perspectivas para a acessibilidade no dia 03 de dezembro, às 9h, de modo virtual através do canal do Youtube do campus.

A programação conta com a mesa “Acessibilidade: entre a teoria e a prática”, com a participação de Janine Pires Farias, graduanda em Pedagogia na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e professora de Braille, e de Sandra Samara Pires Farias, pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora efetiva do Instituto Federal da Bahia (IFBA). Janine é surdocega, comunica-se através de Libras Tátil, e Samara é sua mãe. Juntas, elas vão compartilhar os desafios e conquistas na trajetória pela educação de Janine. Além disso, o evento contará com outros relatos de experiências de pessoas com deficiências e com apresentações culturais com Amós Oliveira, Fernanda Raissa e Everton Cruz.

As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas neste link.  Os participantes inscritos que assinarem a lista de presença receberão certificado após a realização do evento.

O encontro é uma iniciativa do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Napne) do Campus Alagoinhas e tem como objetivo central apresentar, refletir e discutir aspectos pertinentes à acessibilidade para a efetivação da inclusão escolar, reforçando a urgência da implantação, manutenção e ampliação de serviços e recursos necessários à escolarização dos estudantes da Educação Especial e com necessidades específicas.

Segundo a comissão organizadora, o evento foi desenvolvido para contemplar os estudantes de todos os cursos do IF Baiano e seus familiares, servidores e colaboradores, a comunidade local e demais interessados, valorizando, desta maneira, a criação de espaços formativos que proporcionem reflexões e discussões sobre teorias, políticas e práticas que minimizem as barreiras ainda existentes e incentivem a efetividade do processo inclusivo.

IF Baiano – Campus Alagoinhas

Rua Manoel Romão de Souza, 152/166, Alagoinhas Velha – Alagoinhas/BA. CEP: 48007-656

Francisco de Assis dos Santos Silva (Diretor-Geral)
gabinete@alagoinhas.ifbaiano.edu.br