Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Ensino, Pesquisa e Extensão
Última atualização: 15/08/2019 - 13:40 horas | Data de publicação: 30/05/2019 - 15:43 horas

Os Institutos Federais são autarquias detentoras de autonomia administrativa, patrimonial, financeira, didático-pedagógica e disciplinar e obedecem à verticalização do ensino e sua integração com a pesquisa e a extensão.

ENSINO
O currículo no IF Baiano está fundamentado em bases filosóficas, epistemológicas, metodológicas, socioculturais e legais, expressas no seu Estatuto, sendo norteado pelos princípios da estética, da sensibilidade, da política da igualdade, da ética, da identidade, da inter-transdisciplinaridade, da contextualização, da flexibilidade e da educação como processo de formação na vida e para a vida, a partir de uma concepção de sociedade, trabalho, cultura, educação, tecnologia e ser humano. As ofertas educacionais estão organizadas através da formação inicial e continuada de trabalhadores da educação profissional técnica de nível médio e da educação superior.
Os responsáveis pelo ensino no IF Baiano são a Pró-Reitoria de Ensino, sediada na Reitoria, ou a Coordenação de Ensino ou as Coordenações de Cursos, localizados no Campus Alagoinhas.

PESQUISA E INOVAÇÃO
As ações de pesquisa constituem um processo educativo para a investigação e o empreendedorismo, visando à inovação e à solução de problemas científicos e tecnológicos, envolvendo todos os níveis e modalidades de ensino, com vistas ao desenvolvimento social. As atividades de pesquisa têm como objetivo formar recursos humanos para a investigação, a produção, o empreendedorismo e a difusão de conhecimentos culturais, artísticos, científicos e tecnológicos, sendo desenvolvidas em articulação com o ensino e a extensão, ao longo de toda a formação profissional, bem como através dos Programas de Pós-Graduação.
Os responsáveis pela pesquisa no IF Baiano são a Pró-Reitoria de Pesquisa, sediada na Reitoria, ou o Núcleo de Pesquisa, localizado no Campus Alagoinhas.

EXTENSÃO
As ações de extensão constituem um processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável, para viabilizar uma relação transformadora entre o IF Baiano e a sociedade e têm como objetivo apoiar o desenvolvimento social através da oferta de cursos e realização de atividades específicas.
Os responsáveis pela extensão no IF Baiano são a Pró-Reitoria de Extensão, sediada na Reitoria, ou o Núcleo de Extensão, localizado no Campus Alagoinhas.

Verifique aqui os responsáveis por cada um desses setores e seus contatos.

PROJETOS DE EXTENSÃO, PESQUISA E ENSINO
Estudantes podem propor projetos de ensino, pesquisa e extensão orientados por um ou mais servidores ou, ainda, participar de projetos como monitores. Seus projetos podem ser financiados através de editais internos lançados pelas Pró-Reitorias de Pesquisa, de Extensão ou de Ensino ou podem ser financiados através de órgãos de fomento. O projeto também pode ser desenvolvido sem financiamento, basta apresentar seu projeto aos Núcleos de Extensão ou Pesquisa ou, ainda, à Coordenação de Ensino. Apresente sua ideia a um servidor ou elabore um projeto e concorra aos editais.

Conheça alguns programas institucionais que anualmente publicam editais de incentivo à extensão, pesquisa e ensino.

PROGRAMAS DE APOIO À PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA – PIBID
É um programa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que tem por finalidade fomentar a iniciação à docência, contribuindo para o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e para melhoria da educação básica pública. No IF Baiano, está vinculado a Pró-Reitoria de Ensino, tendo como título “Práxis pedagógica que (trans)forma: da iniciação à docência à perspectiva transdisciplinar na educação básica”.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA – PIBIC
O programa visa despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação, mediante a participação em projetos de pesquisa orientados por pesquisadores atuantes e qualificados.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO EM EXTENSÃO – PIBIEX
Tem o objetivo de promover o envolvimento de estudantes e servidores em atividades de integração do IF Baiano com a sociedade, através da busca da valorização da realidade local e regional, com a produção de conhecimento contextualizado. Na sua modalide junior, o programa seleciona os estudantes do Ensino Médio Integrado ou Subsequente.

NÚCLEO DE APOIO AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, PERMANÊNCIA E ÊXITO DO EDUCANDO (NUAPE)
O NUAPE tem como objetivo orientar e acompanhar o desenvolvimento das atividades de ensino e do processo de aprendizagem dos estudantes em consonância com a proposta pedagógica do Campus, viabilizando espaços para discussões e análises sobre a prática pedagógica, sobre a construção do conhecimento e sobre a formação dos estudantes como sujeitos críticos e reflexivos para atuação no mundo do trabalho.
O Núcleo realiza atendimentos aos docentes, aos estudantes do campus e a seus pais e responsáveis visando um estreitamento dos vínculos entre a instituição e a família, conexão indispensável para impulsionar as atividades de ensino e aprendizagem.
Tanto professores quanto estudantes podem solicitar atendimento pedagógico, basta preencher a Ficha de Atendimento Pedagógico.
Acompanhe as ações do núcleo através de seu Plano de Trabalho 2019.

ATIVIDADES E PROJETOS DESENVOLVIDOS PELO NUAPE
O NUAPE desenvolve diversas atividades e projetos abordando temas que se relacionam de modo estreito com os processos de ensino aprendizagem, colaborando para aprimorar esses processos e ampliar os diálogos com diversas áreas do conhecimento.

Projeto “Bullying Não É Brincadeira”
Em parceria com o Programa de Incentivo à Cultura, Esporte e Lazer – PINCEL, o Programa de Prevenção e Assistência à Saúde – PRO-SAÚDE, o Programa de Acompanhamento Psicossocial e Pedagógico – PROAP e o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial – NAPSI, o NUAPE realizou com os estudantes, docentes e servidores oficinas que integraram o Projeto Bullying não é Brincadeira. Foram abordadas “as formas de violência no contexto escolar e a importância de atentarmos para as relações interpessoais, visando a construção coletiva de cultura de paz dentre todos os atores participativos da instituição educadora, o que pressupõe uma rede de relações mais dialógicas e baseadas no respeito mútuo à dignidade da pessoa.” (trecho do projeto)

Oficinas de Orientação para Estudos
Em parceria com o Núcleo de Apoio Pedagógico e Psicossocial – NAPSI, o NUAPE realizou Oficinas de Orientação para Estudos com o objetivo de orientar e estimular os estudantes a avaliarem a necessidade e importância da aquisição de hábitos de estudo para as suas rotinas diárias e a se reconhecerem como sujeitos ativos das suas próprias aprendizagens e da construção do conhecimento.

IF Baiano – Campus Alagoinhas

Rua Manoel Romão de Souza, 152/166, Alagoinhas Velha – Alagoinhas/BA. CEP: 48007-656

Francisco de Assis dos Santos Silva (Diretor-Geral)
gabinete@alagoinhas.ifbaiano.edu.br
(75) 3422-6122
(75) 3421-4511

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br