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Rotinas Administrativas
Última atualização: 15/01/2021 - 15:06 horas | Data de publicação: 16/12/2019 - 14:26 horas

Nesta seção são divulgadas rotinas administrativas do Campus Alagoinhas do Instituto Federal Baiano.

SETOR DE LICITAÇÕES

Prestar todo o suporte necessário aos pregoeiros do Campus no que tange ao sistema eletrônico COMPRASNET e a procedimentos de condução de certame; Esclarecer ou Auxiliar no esclarecimento e respostas aos recursos oriundos dos certames licitatórios, quando solicitado; Prestar atendimento aos licitantes e ao público interno/externo no que tange aos processos licitatórios; Apoiar a Direção Administrativas nas atividades condizentes e naquilo que for solicitado em auxílio às demais funções do Departamento; Executar as atividades de pregoeiro e equipe de apoio; Desenvolver rotinas, metodologias e didáticas junto à equipe de pregoeiros e de apoio do Departamento, de modo a manter em constante processo de aprimoramento as atividades inerentes aos certames licitatórios, com vistas à celeridade processual esperada pela Instituição; Atuar conjuntamente com a Direção Administrativa nas atividades que sejam necessárias ao aprimoramento do fluxo e rotinas envolvidas na execução da fase externa do processo licitatório realizado pelo Campus; Autuar e Atuar em processos administrativos de compra e contratação instaurados no Campus; Exercer a chefia imediata perante a equipe de pregoeiros e CCOM do Campus; Executar outras funções que, por sua natureza, lhe sejam afins ou lhe tenham sido atribuídas.

SETOR DE ALMOXARIFADO

Receber, examinar e conferir o material adquirido, juntamente com o setor/servidor solicitante, de acordo com a nota de empenho ou documento equivalente, podendo, quando for o caso solicitar exame dos setores técnicos especializados; Atender as requisições de material do Campus, bem como exercer o controle físico e financeiro do material em estoque, com vistas a prevenir faltas ou excessos; Manter atualizados os sistemas de controle dos estoques e os de registros de entrada e saída de material; Proceder a levantamentos e promover estudos junto a seção de compras para fixar e manter o estoque mínimo dos materiais de uso comum; Elaborar e instruir os processos licitatórios para complementação dos produtos diários de uso de estoques; Elaborar relatório de movimentação do estoque quando solicitado; Comunicar ao setor interessado quando da chegada do material; Prestar assistência à comissão de inventário dos bens e material em estoque; Organizar o almoxarifado de forma a garantir o armazenamento adequado e a segurança do material em estoque; Realizar conciliações junto à Coordenação de Orçamento e Finanças, quanto às contas de almoxarifado e controles próprios do setor; Executar outras funções que, por sua natureza, lhe sejam afins ou lhe tenham sido atribuídas.

PATRIMÔNIO

Receber, registrar e cadastrar os bens móveis e imóveis do Campus; Controlar a numeração de tombamento do material permanente; Realizar o registro dos materiais e equipamentos da Instituição; Manter o controle de distribuição e localização dos bens móveis; Realizar vistorias periódicas, indicar os reparos que se fizerem necessários nos bens patrimoniais e apuração dos recursos envolvidos, bem como propor a alienação daqueles em desuso, ou de uso e recuperação antieconômicos; Promover a avaliação e reavaliação dos bens móveis e imóveis para efeito de alienação, incorporação, seguro ou locação; Manter atualizado em arquivo próprio os termos de responsabilidades dos bens patrimoniais distribuídos no Campus; Propor apuração de responsabilidades nos casos de danificação ou desaparecimento de bens, mediante inspeção periódica; Prestar assistência a comissões de inventários dos bens móveis e imóveis do Campus; Propor o encaminhamento de bens móveis e equipamentos às empresas especializadas, quando esses ainda estiverem sob cobertura de garantia ou não for possível o seu conserto no IF Baiano; Realizar conciliações junto à Coordenação de Orçamento e Finanças, quanto às contas de patrimônio e controles próprios do setor; Executar outras funções que, por sua natureza, lhe sejam afins ou lhe tenham sido atribuídas.

SETOR CONTÁBIL E FINANCEIRO

Produzir operações de contabilidade analítica dos atos e fatos da gestão orçamentária, financeira e patrimonial; Extrair mensalmente, relatório em nível de conta corrente com posições orçamentárias, financeiras e patrimoniais e proceder a sua análise; Proceder à análise mensal dos balancetes orçamentários, financeiros, patrimoniais e das variações patrimoniais; Proceder à análise dos documentos emitidos para suporte à realização da conformidade contábil mensal; Acompanhar a atualização da legislação tributária federal, estadual e municipal para orientação ao setor financeiro; Promover a atualização, acompanhamento e aplicação das mudanças impostas pela Coordenação de Contabilidade da Reitoria; Acompanhar as normas de execução do encerramento e abertura do exercício; Proceder, mensalmente, à conciliação do almoxarifado e patrimônio, verificando a apropriação correta dentro da classificação contábil; Proceder à análise e conciliação dos tributos e contribuições retidos dos fornecedores e recolhidos aos cofres públicos; Proceder aos ajustes e regularizações necessários para a boa escrituração contábil; Registrar mensalmente a conformidade contábil após proceder à análise dos lançamentos, ajustes e regularizações efetuadas; Parametrizar e homologar os códigos de recolhimento das Guias de Recolhimento da União (GRU);Prestar informações anuais, quanto às retenções do imposto de renda de pessoas físicas e retenções de pessoas jurídicas; Acompanhamento e atualização da regularidade fiscal e previdenciária do Campus; Assessorar as Diretorias do Campus na elaboração da prestação de contas mensal, anual e de convênios; Executar outras funções que, por sua natureza, lhe sejam afins ou lhe tenham sido atribuídas. 

NAGP

Executar as políticas e diretrizes da Diretoria de Gestão de Pessoas do IF Baiano; Representar o Núcleo de Apoio à gestão de Pessoas interna e externamente ao Campus; Promover reuniões e eventos que trate dos assuntos da área de gestão de pessoas; Aplicar a correta interpretação de dispositivos legais apresentados pela DGP, quando os mesmos forem passíveis de conflitos de interpretação; Implementar programas de gestão de pessoas, com a participação da coletividade; Propor a alocação de recursos orçamentários e financeiros para as políticas de gestão de pessoas; Participar das atividades programadas pelo IF Baiano; Apresentar subsídios à PF/IF Baiano nas ações judiciais; Assessorar a Gestão Máxima do campus quanto a assuntos referentes a Gestão de Pessoas; Executar outras funções que, por sua natureza, lhe sejam afins ou lhe tenham sido atribuídas.

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