O Campus Alagoinhas conta com Núcleos que auxiliam em sua Política da Diversidade e Inclusão do IF Baiano, a exemplo do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) e do Núcleo de Estudos de Gênero e Diversidade Sexual (GENI).
NÚCLEO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECÍFICAS (NAPNE)
O NAPNE está contemplado no Programa de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas, que busca o direito às pessoas com necessidades específicas (física, intelectual ou sensorial) no que diz respeito ao acesso, à permanência e à saída exitosa do Instituto, na perspectiva da emancipação plena e efetiva na sociedade, conforme define o Decreto nº 6.949/2009, bem como observar o que preconizam a Lei nº 12.319 e o Decreto nº 5.626/2005.
Confira o Regimento do NAPNE e o Regimento do Atendimento Educacional Especializado.
NÚCLEO DE ESTUDOS AFROBRASILEIROS E INDÍGENAS (NEABI)
O NEABI tem como objetivo principal articular e promover ações referentes à questão da igualdade e da proteção dos direitos de pessoas e grupos étnicos atingidos por atos discriminatórios, a exemplo do racismo, através de atividades de ensino, pesquisa e extensão.
No Campus Alagoinhas, o Núcleo realiza a representação junto às diversas instâncias do IF Baiano, bem como perante as instituições públicas, privadas e da sociedade civil do território de identidade vinculadas às temáticas étnico-raciais; apoia, incentiva, propõe e articula o desenvolvimento de ações para a educação para as relações étnico-raciais; promove e incentiva a divulgação de informações concernentes à valorização da diversidade étnico-racial; articula a integração acadêmica com os diferentes cursos; e oportuniza espaços de conhecimento, reconhecimento, interação e vivência na diversidade cultural e étnica que circunda e compõe o Campus, valorizando as identidades e modos de produção de conhecimento dos indivíduos que compõem esses espaços.
Confira o Regimento do NEABI (2015).
NÚCLEO DE ESTUDOS DE GÊNERO E DIVERSIDADE SEXUAL (GENI)
O GENI reúne dois de seus importantes núcleos da Política da Diversidade e Inclusão: o Núcleo de Estudos sobre Diversidade Sexual (NEDS) e o Núcleo de Estudos de Inclusão da Mulher (NEIMU). O Núcleo visa implementar políticas de educação, fomentando a transversalidade do ensino, pesquisa e extensão, incluindo ações de formação continuada e capacitação da comunidade acadêmica; apoiar as propostas da comunidade acadêmica para estas questões; problematizar e subsidiar a discussão acerca dos temas; difundir, promover e criar estratégias e atuar na prevenção e no combate às diferentes formas de violência de gênero e sexualidade.
No Campus Alagoinhas, o Núcleo ainda está em construção e não possui regimento próprio, tomando como exemplo o Regimento produzido pelo Campus Uruçuca.
PARTICIPAÇÃO
Os Núcleos criados pela Política de Diversidade e Inclusão do IF Baiano, NAPNE, NEABI e GENI, têm participação da comunidade, sendo integrado por discentes, docentes e técnicos administrativos e suas coordenações são eleitas bianualmente.
Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br