Campus Catu: Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas(ADS) obteve excelente nota no ENADE 2014
Atualizado em 11 de fevereiro de 2016 às 16:38 horas | Publicado em 29 de janeiro de 2016 às 12:48 horas

O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do Campus Catu, obteve excelente no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes(Enade)2014, o curso obteve nota 3,917Conceito 4. Esta foi a 2ª maior nota dos cursos de ADS da Bahia (de 11 cursos), a 5ª maior nota do Nordeste (de 37 cursos) e a 16ª do Brasil (de 320 cursos).

Confira abaixo a entrevista com o professor Gilvan Durães coordenador do curso.

ASCOM: O curso obteve nota 3,917 – Conceito 4. Esta foi a 2ª maior nota dos cursos de ADS da Bahia (de 11 cursos), a 5ª maior nota do Nordeste (de 37 cursos) e a 16ª do Brasil (de 320 cursos).

Qual a importância dessa nota para o curso de ADS do Campus Catu? O curso fica supervalorizado?

Professor Gilvan: Esta boa nota é importante sim para o nosso curso, uma vez que o Conceito do ENADE representa um dos indicadores de qualidade do Ministério de Educação. Além disso, por ser uma prova que foca em conhecimentos específicos do curso, mostra que estamos formando os melhores profissionais da área para o mercado de trabalho.

ASCOM: Esse bom desempenho no ENADE é atribuído a quê?

Professor Gilvan: Todo o conhecimento adquirido por estes alunos é fruto de um trabalho contínuo de cinco anos (desde o início do curso em 2010). Este trabalho envolve muitas dimensões, desde infraestrutura, organização pedagógica, projetos de pesquisa e extensão. Por isto, atribuo esta nota aos alunos, aos professores do curso (atuais, afastados e antigos professores), gestores, e a todos servidores que de forma direta ou indireta contribuíram para as melhorias do curso nesse período.

ASCOM: Quando o curso foi implantado no Campus? É um curso concorrido?

Professor Gilvan: O curso foi autorizado pelo MEC e implantado em 2010 e reconhecido em 2013. Acredito que por está sediado no interior, normalmente não há grande concorrência. Possivelmente, com o novo Conceito do Curso, esta concorrência vai aumentar.

ASCOM: Falando um pouco mais sobre o curso de ADS: Quais as dificuldades e as vantagens (prós e contras) que um profissional dessa área enfrenta atualmente no Brasil?

Professor Gilvan: O profissional da área de ADS dificilmente fica desempregado. Primeiro porque ele sai do curso com conhecimentos e uma visão de que ele mesmo pode montar seu negócio ou ser um autônomo, sem contar as inúmeras vagas de trabalho em aberto para estes profissionais, na Bahia e no Brasil. Por outro lado, por lidar com tecnologias, há uma necessidade constante de atualização e especialização destes profissionais.

ASCOM: Qual a sua dica para quem pretende seguir a carreira de Analista de Sistemas?

Professor Gilvan: O aluno tem que gostar de tecnologias computacionais, ler sobre os diversos ramos da profissão e saber que o foco do curso é o desenvolvimento de software. A aplicação do raciocínio lógico para a resolução de problemas em geral, é um dos assuntos que os alunos têm mais dificuldade no curso.

ASCOM: Quer fazer algum agradecimento por esse excelente desempenho no ENADE do curso de ADS?

Professor Gilvan: Nossos agradecimentos se estendem a todos alunos e servidores que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem. Em especial, aos professores do curso de ADS que vestem a camisa do curso. Temos professores mestres e doutores empenhados tanto no ensino como na pesquisa e na extensão, prezando pela formação ampla e de qualidade.

Da esquerda para direita, Prof. Gilvan Durães e alunos do curso de ADS  (Jardel Santana, Clécia Santos e Ueslem Pereira) apresentando trabalho de pesquisa na IV Mostra de Iniciação Científica do IF Baiano (MIC 2015, Ilhéus).

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000