Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Notícias Importantes ADS
Última atualização: 05/10/2017 - 19:47 horas | Data de publicação: 20/04/2016 - 17:55 horas

= Outubro/2017 =

Professores do Curso de ADS participam de debate sobre o filme “O Jogo da Imitação” na 12ª edição da Semana da Biblioteca do Campus Catu.

Entre os dias 03 e 05 de outubro de 2017, a Biblioteca do IF Baiano – Campus Catu promove a 12a Edição da Semana da Biblioteca. No primeiro dia, o evento contou com o Cine Debate “O Jogo da Imitação”. Além do Professor Victor Ernesto, foram convidados para o debate, os professores do curso de ADS, Ronaldo Chaves e Gilvan Durães, os quais falaram sobre a mensagem e o contexto histórico e social do filme, bem como da perspectiva e contribuição científica de Alan Turing para a área da Computação. O evento teve cobertura do Jornal Folha Verde.

= Setembro/2017 =

Salvador recebe segunda edição do Design Culture Experience – DCEX e conta com presença de alunos do curso de ADS.

Os alunos do curso de ADS  Iuri Matos e Paulo Jordan participaram do DCEX SALVADOR – Conferência de Design e Criatividade que ocorreu na UNEB no dia 30/09/2017.  Segundo os discentes, o evento foi muito proveitoso, em especial as palestras sobre UX Design por se relacionar diretamente com o projeto de extensão “UX e UI Design” que eles estão desenvolvendo sob orientação da Professora Eneida Rios.

Alunos do Curso de ADS ganham prêmio de Melhor Artigo em evento promovido pela Sociedade Brasileira de Computação.

Os alunos do curso de ADS Nilvan Santana e Ueslem Pereira, sob orientação do Prof. Gilvan Durães, apresentaram o artigo intitulado “Análise de Estratégias que Fazem Uso de Informações da Estrutura Topológica para o Posicionamento de Nós Regeneradores em Redes Ópticas Translúcidas” na 15ª Escola Regional de Redes de Computadores da Sociedade Brasileira de Computação (ERRC 2007). O evento ocorreu na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)/RS entre os dias 25 e 29/09. Os alunos receberam o Prêmio Melhor Artigo do evento, sendo convidados para publicação em revista internacional. SAIBA MAIS no blogBemBaiano

= Agosto/2017 =

Seminário Interno ENADE 2017.

O Colegiado do Curso de ADS convoca a todos os estudantes do curso que se enquadram no edital do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE 2017) a participarem do Seminário Interno do ENADE a ser realizado dia 30/08/2017, no Laboratório 2 de ADS às 18:30h.

O ENADE visa traçar um perfil do estudante e avaliar os cursos superiores. Lembrando que o ENADE constitui um componente curricular obrigatório, sendo assim, requisito para a obtenção do diploma. Todos os alunos ingressantes e concluintes (segundo os critérios do edital do ENADE), devem participar do Seminário. Adicionalmente, os alunos concluintes devem realizar o Exame na data indicada no edital. Desta forma, todos os estudantes que se enquadram no edital estão convocados a participarem do Seminário Interno do ENADE. Na oportunidade serão apresentados os objetivos do ENADE e o formato da Prova.

Edital e outras informações ENADE 2017: http://portal.inep.gov.br/ENADE

Acesse aqui a apresentação do Seminário Interno ENADE 2017!

Alunos e Professores do curso de ADS participam da Campus Party Bahia.

15 Alunos e 2 professores do curso de ADS participaram da Campus Party Bahia (CPBA). A Campus Party constitui o maior evento internacional de Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Entretenimento. Nesta primeira edição Campus Party Bahia, em Salvador, na Arena Fonte Nova, foi possível vivenciar a grandeza do evento através de palestras de grandes nomes da tecnologia e inovação, oficinas e amostras tecnológicas disponíveis para experimento do público, inclusive do público geral (área open). Outra grande experiência, principalmente para nossos alunos de tecnologia, foi o networking agregado ao evento, o qual possibilitou troca de experiências que vão além da programação oficial do evento e abrem portas para que ideias inovadoras possam ser colocadas em prática.

Algumas fotos do evento estão no Instagram Oficial do If baiano. Publique fotos com a hashtag #MeuIFBaiano para aparecer por aqui!

Veja como foi a #CPBA

= Julho/2017 =

Professor do curso de ADS apresenta trabalho em conferência internacional de Inovação.

O Professor Marcos Camada representou o IF Baiano no IEEE International Conference on INnovations in Intelligent SysTems and Applications (INISTA 2017), apresentando o artigo completo intitulado “Stereotyped Gesture Recognition: An Analysis between HMM and SVM”. O artigo apresenta resultados parciais do trabalho de doutorado em andamento do Prof. Camada. O evento ocorreu entre os dias 3 a 5 de Julho na Polônia.

= Junho/2017 =

Alunos e Professores do Curso de ADS aprovam projetos em Editais Internos da PROPES e PROEX.

Os seguintes projetos de Extensão e projeto de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação foram aprovados:
“Eletrônica e capacitação profissional: possibilidades à reinserção no mundo do trabalho para homens e mulheres em situação de desemprego” (Extensão)
Prof. Orientador: Társio Cavalcante.
Alunos de ADS participantes do Projeto: Dayvson Cerqueira Carvalho e Jonathan Lucas Dourado Nery.
Edital Interno nº 01/2017 do Programa de Bolsas de Iniciação em Extensão – PIBIEX 2017

“Minicurso para criação de rótulos alimentícios destinados a pequenos/micro produtores, associações e cooperativas rurais” (Extensão)
Alunos de ADS participantes do Projeto: Adenilson José Ribeiro Júnior e Aderaldo Catarino de Souza Neto
Prof. Orientador: Cayo Pabllo.
Edital Interno nº 01/2017 do Programa de Bolsas de Iniciação em Extensão – PIBIEX 2017

“UX e UI Design” (Extensão)
Profa. Orientadora: Eneida Rios.
Alunos de ADS participantes do Projeto: Iuri Deivson Cardoso Matos e Paulo Jordan de Jesus Lima.
Edital Interno nº 01/2017 do Programa de Bolsas de Iniciação em Extensão – PIBIEX 2017

“Um software para espelhamento facial” (Desenvolvimento Tecnológico e Inovação)
Profs. Orientadores: Gilvan Durães e Marcos Camada.
Alunos de ADS participantes do Projeto: Vitor Lima de Almeida e Aderaldo Catarino de Souza Neto.
Edital Interno PROPES N 03/2017 – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIT/IF Baiano.

= Maio/2017 =

Alunos Formandos do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas realizam Colação de Grau.

No dia 11 de maio de 2017, os alunos formandos do curso de ADS, Alexandre Pinto Santana, Gemima de Jesus Dias, Iomany Oliveira Falcão e Jardel Santana dos Santos colaram grau. Durante a Cerimônia, o Diretor Geral, Osvaldo Santos de Brito, fez a outorga de grau aos concluintes e parabenizou-os pela conquista. Também estiveram presentes na cerimônia, o Diretor Acadêmico, Josemar Rodrigues da Silva, o Coordenador do Curso de ADS, Gilvan Martins Durães, e o servidor representante da Secretaria Acadêmica, Valmir Soares dos Santos, além de amigos e familiares dos alunos formandos.

Cursos superiores do Campus Catu têm Aula Magna.

O Campus Catu promoveu no dia 04 de maio de 2017, aula inaugural, para os cursos superiores de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Licenciatura em Química.

Confira a matéria completa aqui.

Semana Acadêmica do Curso de ADS.

Entre os dias 04/05 e 10/05 ocorrerá a Semana Acadêmica 2017 do Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS). Esta é a primeira semana de aulas do ano letivo 2017, com agenda especial de aulas e atividades no Curso de ADS. Confira aqui a programação do evento.

= Abril/2017 =

Apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) dos alunos/a do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS).

Data: 12/04/2017 (quarta-feia)
Discente: Iomany Oliveira Falcão
Título: “Aviduino – Uma Proposta para automação avícola parcial utilizando Arduíno”
Banca: Cayo Pabllo Santana de Jesus (Orientador), Márcio Vieira Borges, Társio Ribeiro Cavalcante.
Horário: 17h
Local: Sala dedeo Conferência (IF Baiano / Campus Catu).

Data: 13/04/2017 (quinta-feia)
Discente: Gemima de Jesus Dias
Título: “SCRUMTRACE – Uma ferramenta Web para Gerenciamento de Requisitos no SCRUM”
Banca: Eneida Alves Rios (Orientadora), Gilvan Martins Durães, Márcio Vieira Borges.
Horário: 14h
Local: Auditório (IF Baiano / Campus Catu).

Data: 13/04/2017 (quinta-feia)
Discente: Jardel Santana dos Santos
Título: “WSNetS: Uma Interface Gráfica para o Simulador deRedes Ópticas SNetS”
Banca: Gilvan Martins Durães (Orientador), Eneida Alves Rios, Márcio Vieira Borges.
Horário: 15h
Local: Auditório (IF Baiano / Campus Catu).

 Data: 13/04/2017 (quinta-feia)
Discente: Ueslem de Oliveira Pereira
Título: “Análise de Desempenho de Algoritmos RWA Considerando Qualidade do Sinal e Consumo de Energia em Redes Ópticas Transparentes”
Banca: Gilvan Martins Durães (Orientador), Eneida Alves Rios, Márcio Vieira Borges.
Horário: 16h
Local: Auditório (IF Baiano / Campus Catu).

 Data: 17/04/2017 (segunda-feia)
Discente: Alexandre Pinto Santana
Título: “LABORAFÁCIL: Sistema Gerenciador de Ferramentas”
Banca: Márcio Vieira Borges (Orientador), Cayo Pabllo Santanade Jesus,  Gilvan Martins Durães.
Horário: 16h
Local: Sala dedeo Conferência (IF Baiano / Campus Catu).

Palestra “Habitat de inovação e empreendedorismo proposto para o IF Baiano”.

No último dia 05 de Abril das 19h às 22h, o Prof. Agnaldo Freire, Assessor Especial da Reitoria, ministrou para os alunos e professores do Curso de ADS, a palestra intitulada “Habitat de inovação e empreendedorismo proposto para o IF Baiano”. Na oportunidade, o Prof. Agnaldo falou sobre a seleção e financiamento de projetos com características de inovação e possibilidades de instalação do mesmo no Parque Tecnológico da Bahia. Além disso, o Prof. Agnaldo tirou dúvidas em relação a implantação e incubação de empresas júnior.

= Março/2017 =

Professor do Curso de ADS tem artigo completo aprovado em evento científico na área da Educação.

O Prof. Antonio Leonan do curso de ADS tem o trabalho intitulado “Educação Escolar, Saber objetivo e Sociedade” aceito para apresentação na “XIV Jornada do HISTEDBR – A Pedagogia, Histórico-Crítica, a Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa” que ocorrerá no período de 3 a 5 de Maio de 2017, na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Foz do Iguaçu . A apresentação do trabalho está ligada à linha de pesquisa “Educação Escolar, saber objetivo e sociedade” em desenvolvimento no IFBaiano.

= Dezembro/2016 =

Professor do curso de ADS defende dissertação de mestrado na área de robótica educacional.

O Professor Társio Ribeiro Cavalcante do curso de ADS defendeu no dia 13/12/2016, em Salvador, sua dissertação de mestrado intitulada “Robótica educacional e o processo de (re)construção da autonomia dos sujeitos educativos: Uma experiência na educação de jovens e adultos”. Com o sucesso na aprovação da defesa, o Prof. Társio obteve o título de Mestre pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB).

Resumo da dissertação – O estudo investigou a utilização da robótica educacional como possibilidade pedagógica no auxílio ao processo de (re)construção da autonomia dos sujeitos educativos da educação de jovens e adultos (EJA). De acordo com algumas abordagens epistemológicas, a autonomia é condição indispensável aos educandos por lhes oportunizar a sua assunção como ser social, pensante e transformador, características fundantes na EJA por possibilitar ao público de uma modalidade de ensino marcada por negações, a autoria e não apenas a coadjuvância no mundo que o cerca, o despertar da capacidade crítica, a aquisição da segurança em si, caminhos para a construção do conhecimento e o empoderamento para participação nos processos sociais de construção do mundo que o cerca, emancipando-se assim de uma condição de alienação e opressão. Nesse contexto, a robótica educacional apresenta-se como uma abordagem adequada à EJA possibilitando a experimentação, a inventividade, a criatividade e a interação entre os educandos e entre esses e o professor. Assim, através de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, onde a pesquisa-ação foi operacionalizada por meio de um projeto de intervenção sob a forma de curso de extensão utilizando a robótica educacional, foi trabalhada a questão de pesquisa que surge a partir da seguinte inquietação: a robótica educacional pode contribuir no processo de (re)construção da autonomia dos sujeitos educativos da EJA? Para trabalhar essa questão de pesquisa foi traçado como objetivo geral investigar se a robótica educacional constitui-se em uma possibilidade pedagógica no auxílio ao processo de (re)construção da autonomia desses sujeitos educativos e, como objetivos específicos: a) delinear o perfil dos participantes da pesquisa, na consciência de ser este um recorte representativo do universo da EJA, possibilitando conhecê-los e conceber uma percepção sobre o grau de autonomia desses sujeitos educativos previamente à participação na pesquisa; b) analisar se os ideais defendidos em Freire (2015) podem ser trabalhados na EJA, mediados pela robótica educacional em auxílio ao processo de (re)construção da autonomia dos seus sujeitos educativos e, por fim, c) desvelar as percepções dos participantes da pesquisa em relação ao projeto de intervenção. Os achados da pesquisa permitiram concluir que a robótica educacional, quando utilizada na EJA observando as características do seu universo singular, respeitando a identidade cultural dos seus educandos e considerando os saberes adquiridos ao longo de suas vidas, contribui no processo de (re)construção da autonomia dos seus sujeitos educativos apresentando-se como uma possibilidade pedagógica a ser utilizada para este fim.

= Novembro/2016 =

Alunos e Professores do curso de ADS participam do IV Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do If Baiano.

Os Alunos do curso de ADS Iomany Falcão, Jardel Santana e Ueslem Pereira apresentaram seus respectivos trabalhos de iniciação científica no IV Seminário de Iniciação Científica e Inovação Tecnológica do IF Baiano (SICIT) que ocorreu no dia 24/11/2016 em Itaberaba/Ba.

Vale destacar que o Prêmio de 3º Melhor Pôster do IV SICIT foi para o projeto intitulado GUERRA NOS SERTÕES: PROTÓTIPO DE UM JOGO EDUCATIVO SOBRE A GUERRA DE CANUDOS, de co-autoria do aluno Iomany Falcão, sob orientação dos Professores Marcelo Oliveira e Cayo Pabllo.

Também participaram do evento os professores do curso de ADS, Gilvan Durães e Orlando Filho. O Prof. Gilvan participou ainda da comissão de avaliação de projetos apresentados, enquanto o Prof. Orlando ministrou o minicurso de Robótica.

Confira aqui mais informações sobre como foi o IV SICIT, incluindo informações sobre projetos de alunos do curso de ADS apresentados no evento.

= Outubro/2016 =

Aluno de ADS participa do Robótica 2016.

O aluno do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Adenilson Ribeiro Junior, participou do maior evento de robótica da América Latina, o Robótica 2016, que ocorreu entre os dias 8 e 12/10/2016 em Recife/PE. Segundo o aluno Adenilson, o evento agregou competições de robótica e projetos de grande importância para a sociedade.

“Pude obter maiores conhecimentos da utilização do arduino e de seus componentes, conhecimento sobre os trabalhos que muitos estão desenvolvendo para fazer da programação algo mais interativo, menos cansativo, com objetivo de diminuir a evasão dos cursos de tecnologia da informação”, apontou Adenilson, que utilizará os conhecimentos obtidos no evento para a preparação e ministração de curso de extensão em programação de computadores para alunos do ensino médio em escolas públicas do município de Catu.

Sob orientação do Prof. Gilvan Durães, este projeto de extensão foi aprovado na Chamada Interna Proex nº 1/2016, a qual financiou a ida do aluno ao  referido evento.

= Setembro/2016 =

Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de ADS.

Após indicação do Núcleo Docente Estruturante e homologação do Colegiado do curso de ADS, em 05/09/2016 foi constituída a Comissão para Reformulação do Projeto Pedagógico do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, através da Portaria nº 71/2016 do IF Baiano / Campus Catu, que conta com servidores professores, técnicos em assuntos educacionais e discentes do curso de ADS. Essa comissão se reunirá sob a presidência do Professor Cayo Pabllo.

= Agosto/2016 =

O Colegiado de ADS tem Novo Representante Estudantil

Em 24/08/2016 foi apresentando ao Colegiado do Curso de ADS o novo representante estudantil Iomany Falcão, bem como os discentes Adenilson Ribeiro e Nilvan Santana, eleitos para os cargos de vice-presidente e secretário do Diretório Acadêmico de ADS, respectivamente.

= Junho/2016 =

Alunos do curso de ADS participam do XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos

Os alunos Jardel Santana e Clecia Santos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas participaram do XXXIV Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) que ocorreu entre os dias 30 de maio e 03 de Junho em Salvador/Ba. A Participação dos alunos no SBRC faz parte de uma atividade de projeto de iniciação científica desenvolvido no curso de de ADS na área de redes ópticas. A interação com pesquisadores e estudante da área específica do projeto, bem como as palestras internacionais foram alguns destaques pontuados pelos alunos.

http://www.sbrc2016.ufba.br/

= Maio/2016 =

Professor do Curso de ADS é contemplado no Programa Institucional de Incentivo à Produtividade 

O Professor Gilvan Durães foi um dos 20 professores do IF Baiano contemplado com a bolsa produtividade institucional, a qual visa incentivar a produção acadêmica e científica de professores que orientam alunos em projetos e que têm se destacado nas atividades de ensino, pesquisa e extensão do IF Baiano. Atualmente o professor Gilvan Durães participa de projetos multi-institucionais e orienta alunos do curso de ADS em projetos de iniciação científica, extensão e de conclusão de curso.

Outras informações constam na Chamada Interna Propes-Proex-Proen N° 01/2016

http://www.ifbaiano.edu.br/reitoria/index.php/programa-de-estimulo-a-produtividade-divulga-edital-para-concessao-de-bolsas/

= Abril/2016 =

Aluno do curso de ADS apresenta minicurso em evento internacional de Software Livre

O aluno bolsista de iniciação tecnológica do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Iomany Falcão, apresentou no dia 16 de abril de 2016, o minicurso sobre Elaboração de Jogos Educacionais com Arduíno, com orientação do professor Társio Cavalcante, co-orientação do professor Cayo Pabllo e supervisão do professor Marcio Borges, no Festival Latino Americano de Instalação de Software Livre (FLISoL).

O FLISoL é um evento internacional, realizado desde o ano 2005, e ocorre simultaneamente em diversas cidades da América Latina. O FLISoL tem como principal objetivo promover o uso de software livre, apresentando sua filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento ao público em geral.

O minicurso foi realizado na Faculdade Santíssimo Sacramento em Alagoinhas/BA. Durante o minicurso, os alunos aprenderam a modelar e codificar um projeto do jogo Genius para a plataforma embarcada Arduíno.

Professora do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Campus Catu é premiada no Concurso Ideias Inovadoras 2016

A Professora Aline da Cruz Porto Silva do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do IF Baiano Campus Catu foi premiada no Concurso Ideias Inovadoras pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). A professora Aline ficou em 3ºLugar na categoria Inventores Independentes, com o projeto “MUSEU VIRTUAL DA HISTÓRIA E MEMÓRIA DA COMUNIDADE SURDA”.

Confira a matéria: http://www.fapesb.ba.gov.br/concurso-ideias-inovadoras-21-projetos-sao-premiados-pela-fapesb

= Março/2016 =

Artigos de alunos e professores de ADS são aceitos para apresentação em eventos de prestígio nacional e internacional

Professores e alunos do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) tiveram artigos aprovados em conferências importantes nacionalmente e internacionalmente nas áreas de Sistemas de Informação e Computação. Seguem dados dos eventos e artigos.

– XVI Escola Regional de Computação Bahia – Alagoas – Sergipe (ERBASE). Artigo Aprovado: “Avaliação de Desempenho de Algoritmos de Alocação de Comprimento de Onda que Consideram as Degradações de Camada Física em Redes Ópticas” de autoria do Aluno Ueslem de Oliveira Pereira e do Professor Gilvan Durães. http://erbase.sbc.org.br/2016/

– XVI Escola Regional de Computação Bahia – Alagoas – Sergipe (ERBASE). Artigo Aprovado: ” SIASe Sistema de Acompanhamento Socioeducacional para Programas de Assistência Estudantil” de autoria da Aluna Maria Cristina Ferreira dos Santos e do Professor Gilvan Durães. http://erbase.sbc.org.br/2016/

– 13º  CONTECSI  International  Conference  on Information  Systems  and  Technology  Management. Artigo aprovado: “ENHANCE – Mobile Platform of Time Management for Activity Planning and Execution” de autoria do Aluno Franklin de Jesus Silva e da Professora Eneida Rios. http://www.contecsi.fea.usp.br/

– 34º Brazilian Symposium on Computer Networks and Distributed Systems (SBRC). Artigo aprovado: “Uma Estratégia Híbrida e Iterativa para Roteamento e Posicionamento de Nós OEO em Redes Ópticas Translúcidas” de autoria do Professor Gilvan Durães com co-autores de outras instituições de ensino (UFPI, UFPE, UnB) e de empresa multinacional de tecnologia em comunicações (Qualcomm). http://www.sbrc2016.ufba.br/en/.

= Fevereiro/2016 =

Alunos do curso de ADS publicam na Revista Cadernos Macambira do IF Baiano

Os alunos bolsistas de iniciação científica do curso de ADS, Jardel dos Santos e Ueslem Pereira, com a orientação do professor Gilvan Durães, foram agraciados com uma publicação na Revista Macambira, após terem o resumo do trabalho deles selecionado entre os 20 melhores na categoria Ensino Superior na IV Mostra de Iniciação Científica (IV MIC) do IF Baiano que ocorreu em Ilhéus/BA, nos dias 18 a 21 de novembro de 2015. O trabalho dos alunos Jardel e Ueslem já tinha ficado entre os 30 melhores (de 172 trabalhos aprovados), assim, selecionado para apresentação oral na IV MIC.

Acesse aqui a publicação dos alunos: “Redes Ópticas Transparentes e a Degradação de Camada Física” – http://revista.lapprudes.net/index.php/CM/article/view/21.

= Janeiro/2016 =

Campus Catu: Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas(ADS) obteve excelente nota no ENADE 2014

O Conceito 4 obtido no ENADE 2014 concedeu ao curso de ADS a prerrogativa de ter seu reconhecimento automaticamente renovado pelo MEC, conforme a Portaria Nº 1094 de 24 de dezembro de 2015.

Confira aqui a entrevista com o professor Gilvan Durães, coordenador do curso.

Página atualizada em 05/10/2017.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Catu

Rua Barão de Camaçari, 118 – Centro – CEP 48110-000

Diretora Geral: Geórgia Silva Xavier
gabinete@catu.ifbaiano.edu.br
(71) 3641-7901 / 7909

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br