Conif debate a expansão da Rede Federal
Atualizado em 19 de janeiro de 2012 às 13:36 horas | Publicado em 9 de maio de 2011 às 18:07 horas

No último dia da 16ª Reunião do Conif, 06/05, os reitores discutiram sobre a expansão da Rede Federal. Os conselheiros abordaram sobre a necessidade de redimensionar a Rede Federal, não apenas em quantidade de campi e localização, mas também quanto à quantidade de funções em cada instituto e quantitativo de servidores.

DSC_0357

Para tanto, o conselho vai lançar uma proposta para o Ministério da Educação, com o objetivo de incrementar a 3ª fase do plano de expansão da Rede Federal. A terceira fase será impulsionada também pelo novo programa do governo federal, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que consiste em expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio, além de cursos de formação inicial e continuada para trabalhadores.

Para apresentar a proposta, foi agendada uma reunião extraordinária do Conselho nos dias 24, 25 e 26 de maio, em Brasília, que deverá contar com a presença de representantes da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC) para discussão conjunta. Outra deliberação da 16ª Reunião foi a construção e o envio de um documento para o MEC, abordando a regulamentação da lei 11.784/2008, que trata sobre da progressão docente por titulação.

DSC_0337

16ª Reunião – A 16ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF) começou na última quarta-feira, 04/04, em Salvador.

Durante os três dias do encontro, os conselheiros dialogaram com o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (SINASEFE); discutiram Educação à Distância, especificamente sobre o modelo a ser adotado pela Rede Federal e também estudaram a proposta apresentada pelo  Secretário de Políticas de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Marco Antonio de Oliveira, que prevê a reestruturação dos Centros Vocacionais Tecnológicos, vinculados ao Ministério da Ciência e Tecnologia.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000