Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
Alunos do IF Baiano – Campus Itapetinga apresentam atividades práticas na 42ª Exposição Agropecuária de Itapetinga
Atualizado em 13 de junho de 2012 às 1:19 horas | Publicado em 12 de junho de 2012 às 18:16 horas

Centenas de pessoas visitaram o stand do IF Baiano – Campus Itapetinga na 42ª Exposição Agropecuária de Itapetinga, que aconteceu de 29 de maio a 3 de junho, no Parque de Exposição Juvino Oliveira. Para garantir o atendimento ao público, servidores e alunos do curso Técnico em Agropecuária Integrado e Subsequente participaram ativamente do evento, com revezamento contínuo da equipe em turnos de seis horas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Além da exibição de um vídeo que trata das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas no campus, os visitantes do stand assistiram a apresentações de banners temáticos nas áreas de bovinocultura, equideocultura, mecanização agrícola, olericultura, informática.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A grande inovação do IF Baiano foi a demonstração de um dos procedimentos de reprodução bovina que será realizado, rotineiramente, no Lara – Laboratório de Reprodução Artificial do campus. A técnica orientada pela médica veterinária e professora, Morgana Cardoso Brasileiro Borges, foi executada pelos alunos do 3° ano do curso Técnico em Agropecuária. Consistiu em uma aula prática sobre equipamentos, manuseio de sêmen bovino congelado, acondicionamento, preparação e análise, com auxílio de microscópio. Os visitantes puderam acompanhar em tempo real, através de TV, o comportamento dos espermatozoides. Por solicitação de uma empresa do ramo de bovinocultura, os discentes realizaram, in loco, a observação de material genético congelado de seu rebanho. As alunas Aline Moura Queiroz e Cristiane dos Santos Sousa, do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária, explicam que apesar do nervosismo, foi enriquecedor repassar para o público o conhecimento adquirido no treinamento com a professora Morgana.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A mostra sobre apicultura, sob a orientação do biólogo e professor, Ricardo Moreira Santos, levou informações gerais sobre abelhas e produção de mel na região. O público também pôde conhecer um modelo de apiário, com caixa racional (onde ficam instaladas as abelhas) e demais instrumentos de uso para manejo do apicultor.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A participação do IF Baiano na Exposição tem um saldo positivo. Como ressalta o coordenador de pesquisa do campus, o engenheiro agrônomo e professor Jairo Costa Fernandes: “… nós já demos um salto, foi uma evolução. Nesse 3º ano de participação, tivemos a oportunidade de apresentar a avaliação de sêmen de bovinos, após o processo de congelamento para fazer inferências sobre a qualidade dos espermatozoides. Nós somos do curso técnico em agropecuária e temos que ter resultado e produção para mostrar com excelência.” Para a professora Alexandra Pereira dos Santos, engenheira agrônoma e coordenadora de extensão, o evento contribuiu para a divulgação das ações do campus junto à comunidade.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestras e Dia de Campo

Ainda na programação da 42ª Exposição, em parceria com o Sebrae, técnicos e professores do IF Baiano proferiram diversas palestras: “Apicultura na Região Sudoeste da Bahia: Situação Atual e Perspectivas”- do biólogo e professor Me Ricardo Moreira Santos; “Qualidade da Cachaça na Bahia”, do técnico em alimentos, Me Jorge Luiz Peixoto Bispo; “Produção Industrial e Artesanal do Iogurte”, do engenheiro de alimentos, Esp. Genilson Batista de Oliveira; “Mecanização em Pastagens”, do engenheiro agrônomo e professor, Dr. Jairo Costa Fernandes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em 30 de maio, alunos e servidores do Campus Itapetinga participaram da “Manhã de Campo do Programa Geraleite”, na Fazenda Águas do Catolé, município de Itapetinga. O evento promovido pelo sistema Faeb/Senar e Sindicato Rural de Itapetinga e parceria do IF Baiano, reuniu produtores rurais, especialistas, técnicos, representantes de entidades do setor rural e de empresas especializadas na área de pecuária.

Logo após o café da manhã e da cerimônia de abertura, o médico veterinário e diretor-geral do IF Baiano – Campus Itapetinga, Me José Assunção Silveira Júnior, proferiu a palestra tema de sua dissertação de mestrado “Manejo reprodutivo de bovinos de leite”. Em seguida, o consultor Técnico do Geraleite / Balde Cheio, Walter Ribeiro, ministrou uma aula teórica e prática sobre “Manejo de Pastagens “.

 

Por: José Francisco A. Cruz

Fotos: James Deam Melo B. Júnior e José Francisco A. Cruz

 

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 99969-7107
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br