IF Baiano – Campus Itapetinga realiza palestra Um dedo de prosa com o cronista Moacir Saraiva
Atualizado em 17 de junho de 2012 às 10:53 horas | Publicado em 15 de junho de 2012 às 14:38 horas

Um dedo de Prosa com o cronista Moacir Saraiva foi a palestra promovida pelo IF Baiano – Campus Itapetinga, aos alunos do 1° ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado, nesta quinta-feira, 14 de junho.

Escritor Moacir Saraiva, Diretor de Ensino Christian Albert C. da Cruz e professora Ionã Scarante

O evento ocorrido às 9h, no auditório do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, contou com a presença de servidores do IF Baiano e foi aberto pelo Diretor de Ensino do Campus Itapetinga, Christian Albert da Cruz, que falou da importância da leitura. Em seguida, a organizadora do evento, professora de Língua Portuguesa do campus, Ionã Scarante, esclareceu ao público que o encontro com o escritor é uma das atividades a serem realizadas com os alunos, para as Olimpíadas de Língua Portuguesa “Escrevendo o futuro”, cuja temática é “O lugar onde vivo” e gênero crônica.

Em sua apresentação, Saraiva falou sobre o processo criativo do escritor e da importância de escrever ideias originais, sem atentar, em um primeiro momento, para a correção gramatical. Como ressalta, “o escritor deve vomitar as ideias, emergindo sua criatividade”. Esclarece ainda que um cronista deve se pautar nos fatos do cotidiano, para compor seu texto.

O encontro foi assistido com grande entusiasmo pelos alunos. Durante a apresentação, os discentes fizeram diversos questionamentos ao escritor sobre suas obras, a semelhança entre realidade e ficção, a criatividade no fazer do artista e a dificuldade de vencer o medo do papel em branco. Para a formulação e amadurecimento de perguntas, diversas atividades sobre o gênero crônica foram vivenciadas em sala de aula. A professora de Língua Portuguesa Ionã Scarante diz que está sempre preocupada em motivar seus alunos, para que as atividades de leitura e escrita sejam desafiadoras, e sempre os incentiva a escrever seus próprios textos. “…nesse momento, propus a leitura de crônicas de vários autores, dentre elas, as crônicas do professor de Língua Portuguesa, Moacir Saraiva, dos livros ‘A riqueza do detalhe’ e ‘Olhares’. Os alunos ficaram curiosos em relação ao processo criativo do autor… a intenção é fazer com que eles percebam como o escritor trabalhou os elementos que compõem o gênero crônica… posteriormente, propus que os alunos escrevessem, individualmente, a primeira versão de uma crônica, que seria burilada até o final do processo”, explica.

Sessão de autógrafos com o escritor

Ao término, houve venda de livros do autor e entrega de exemplares aos alunos que proferiram o melhor depoimento acerca da aprendizagem advinda da palestra e da leitura das obras do cronista.

Alunos fazem perguntas ao palestrante

O evento foi divulgado pela imprensa local. No início da manhã, os professores Ionã Scarante e Moacir Saraiva foram entrevistados pelo radialista Amaral da Rádio Nova Jornal de Itapetinga e depois do evento, pelo Jornal Dimensão.

Por: José Francisco Alves Cruz

Colaboração: Ionã Scarante

Fotos: James D. B. Melo Júnior e José Francisco Alves Cruz

Biografia do professor Moacir Saraiva:

José Moacir Saraiva nasceu em Campo Maior, no Piauí, em 1957.  É professor de Língua Portuguesa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia  da Bahia (IFBA), Campus Valença, cidade em que reside. É cronista, colaborador de jornais e autor dos livros de crônicas: A riqueza do detalhe e Olhares. Faz parte da Academia Valenciana de Letras, Educação e Artes e participa, também, da União Brasileira de Escritores (UBE). Foi campeão na 2ª Edição da Olimpíada de Língua Portuguesa, gênero crônica em 2010.

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000