Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano




Combate ao Coronavírus

ACESSE AQUI
II Simpósio de Informática do IF Baiano Campus Itapetinga promove integração e troca de conhecimentos entre estudantes
Atualizado em 24 de julho de 2012 às 1:22 horas | Publicado em 19 de julho de 2012 às 17:25 horas

Entre os dias 11 e 14 de julho, alunos dos cursos Técnicos em Informática dos Campi Itapetinga e Bom Jesus da Lapa participaram do Info-Baiano 2.0 – II Simpósio de Informática, promovido pelo IF Baiano – Campus Itapetinga.

19/07/2012 às 17h25

Entre os dias 11 e 14 de julho, alunos dos cursos Técnicos em Informática dos Campi Itapetinga e Bom Jesus da Lapa participaram do Info-Baiano 2.0 – II Simpósio de Informática, promovido pelo IF Baiano – Campus Itapetinga.

Diretor-geral José Assunção e convidados na abertura do evento

Assinatura de lista de frequência

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O evento organizado pelos professores Pablo Freire Matos, Francisco Hélio Oliveira, Rosana Moura de Oliveira, Djan Almeida Santos e Hudson Barros Oliveira contou com a presença de diversos profissionais com larga experiência na área de Informática.

Por volta das 20h, aconteceu a cerimônia de abertura. A mesa solene foi composta pelo diretor-geral do Campus, professor José Assunção Silveira Júnior, diretores de Desenvolvimento Educacional, Christian Albert Carvalho da Cruz, e de Administração e Planejamento, Joaquim Filho Moreira de Castro, além do professor do curso Técnico em Informática, Pablo Freire Matos, representando a comissão organizadora, Helder Baleeiro Cardoso, diretor da empresa Inpasupri – Suprimentos de Informática, representando os patrocinadores do evento e os palestrantes da noite, Andrique Figueiredo Amorim – Coord. de Tecnologia do Colégio Sacramentinas – Vitória da Conquista e Agnaldo Freire – Diretor Executivo do CEPEDI – Ilhéus.

Alunos no evento

Público lota Auditório do Campus

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Como ressalta o professor Pablo Freire Matos, na segunda edição do Info-Baiano, houve uma preocupação dos organizadores em convidar palestrantes de renome no contexto profissional contemporâneo e em diversificar as temáticas das palestras e minicursos.

O diretor-geral, José Assunção Silveira Júnior comemora a integração Inter campi e a participação da comunidade no evento:“…nos deixa muito felizes o fato de termos aqui a presença dos alunos e servidores do Campus Bom Jesus da Lapa. Isso mostra o nosso potencial de integração entre os campi, a nossa força (…). O Info-Baiano está consolidado, com a sua qualidade e, com certeza, teremos diversos nos anos seguintes“.

As duas palestras da noite versaram de assuntos relacionados às experiências dos palestrantes no mercado de Tecnologias da Informação. O professor Andrique Figueiredo Amorim apresentou a palestra “Robótica Educativa”, tecendo informações sobre o uso da robótica em atividades escolares, com alunos do ensino fundamental e médio, e descrevendo seus experimentos e prêmios conquistados no Brasil e exterior. O professor da UESC, Agnaldo Freire, fez uma explanação do Mercado de Trabalho no Cenário Tecnológico Regional, apresentando estatísticas sobre o mercado de TI e abordando sobre as oportunidades no polo de informática de Ilhéus e a lei de informática.

Agnaldo Freire - professor da Uesc

Palestrante Andrique Figueiredo Amorim apresentando experimento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No último dia, Mauricio Jacó Cerri – Gerente de TI da UNIMED/SP proferiu a palestra esperada por todos, cujo tema era “Qualificação em Tecnologia da Informação no ‘Brasil das Oportunidades’”. O palestrante paulista listou as qualidades de um bom profissional na área de TI e apresentou o perfil do profissional de TI que as empresas procuram. Por fim, apresentou dois cases (IBM e UOL), mostrando aos alunos casos de sucesso, incentivando-os a ter visão de negócio e a ser dono do próprio negócio.

Palestrante Mauricio Jacó Cerri – Gerente de TI da UNIMED/SP

Profª Rosana Oliveira, Mauricio Jacó Cerri, Professores Pablo Freire e Djan Almeida

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Durante os dias do evento, alunos concluintes do curso Técnico em Informática do IF Baiano Campus Itapetinga apresentaram pôsteres de seus projetos de estágio. O projeto “IF Biblio: Sistema Desktop para Gestão de Informação de Biblioteca”, dos discentes Hirlei Oliveira Moreira e Ivanderson Oliveira Moreira, teve orientação do professor Pablo Matos. Sob a orientação do professor Djan Almeida Santos, os estudantes Bruno Silva de Oliveira e Eder Soares apresentaram o trabalho “Control Web 1.0”, que é um sistema de informação via web que controla estoque de materiais. Segundo Bruno Oliveira, a função do programa é “armazenamento de informações de serviços, produtos, operadores e relatórios de uma empresa”. O projeto executado nas instalações da UESB – Campus Itapetinga, onde o estudante realiza o estágio, é a oportunidade de mostrar as competências adquiridas no curso. “Coloquei em prática as atividades realizadas em sala de aula com os professores orientadores”, ressalta Bruno.

Apresentação de posteres - alunos Hirlei Oliveira Moreira e Ivanderson Oliveira Moreira

      Professor  Djan Almeida Santos e aluno Bruno Oliveira e Eder Soares

 

O II simpósio de Informática ofereceu ainda oito minicursos para estudantes e comunidade, com 35 vagas cada. Para a participação em alguns minicursos, além de conhecimentos específicos, os candidatos deveriam levar notebook com softwares necessários já instalados.

Relação de minicursos ofertados:

Minicurso 1: “Adobe FireWorks CS6”. Palestrante: Seidler Carvalho da Silva – Graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNOPAR.

Minicurso 2: “Desenvolvimento de Páginas com MVC e Hibernate”. Palestrante: Marcos Vinícius Batista dos Reis – Técnico em TI IF Baiano/Itapetinga.

Minicurso 3: “Introdução a Programação de Aplicativos Móveis com J2ME”. Palestrante: Francisco Hélio de Oliveira – Prof. IF Baiano/Itapetinga.

Minicurso 4: “Modelagem de Dados usando a Ferramenta Erwin”. Palestrante: Pablo Freire Matos – Prof. IF Baiano/Itapetinga.

Minicurso 5: “VRaptor um framework Nacional para desenvolvimento Web”. Palestrantes: Lucas Santos de Oliveira – Coordenador do Curso de Sistemas de Informação UESB/Jequié) e Vinícius Barbosa de Souza – Aluno do Curso de Sistemas de Informação UESB/Jequié.

Minicurso 6: “Autenticação e Acesso Remoto em ambiente Windows”. Palestrantes: Hudson Barros Oliveira – Prof. IF Baiano/Itapetinga e Isaque Pinhão Putumujú – Prof. Colégio Estadual Alfredo Dutra/Itapetinga.

Minicurso 7: “Desenvolvimento de Aplicações Web com JSP/Servlet”. Palestrante: Djan Almeida Santos – Prof. IF Baiano/Itapetinga.

Minicurso 8: “Introdução a Servidores Linux – Acesso à Internet”. Palestrante: Clésio Rubens de Matos (Prof. FTC/VCA e Prof. Substituto IFBA/VCA).

Os slides dos minicursos e das palestras, e as fotos estarão disponíveis, respectivamente, em www.infobaiano.com.br/material.php e www.infobaiano.com.br/fotos.php.

Por: José Francisco Alves Cruz

Colaboração: Pablo Freire Matos

 

 

 

 

 

 

 

 

Entrega de certificados aos alunos que apresentaram os pôsteres


Sorteio de brindes

                                                    

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – Campus Itapetinga
Km 02 - Clerolandia, Itapetinga-Bahia, CEP: 45700-000

Tel.: (77) 99969-7107
E-mail: gabinete@itapetinga.ifbaiano.edu.br

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano

Reitoria: Rua do Rouxinol, nº 115, Imbuí, Salvador-BA. CEP: 41720-052. CNPJ: 10.724.903/0001-79 Telefone: (71) 3186-0001 | E-mail: gabinete@ifbaiano.edu.br