IF Baiano – Campus Itapetinga realiza aula inaugural do Pronatec
Atualizado em 7 de abril de 2013 às 8:09 horas | Publicado em 1 de novembro de 2012 às 9:17 horas

A solenidade de abertura aconteceu às 14:30h no auditório do campus.

31/10/2012 às 18h

No dia 18 de outubro, o IF Baiano – Campus Itapetinga realizou a aula inaugural dos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Auxiliar de Inseminação Artificial e de Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – PRONATEC.

Público lotou auditório do campus Itapetinga

Diretor-geral José Assunção e convidados

A solenidade de abertura aconteceu às 14:30h no auditório do campus, com a presença de alunos, técnicos, professores e representantes do programa.

Além do diretor-geral do campus, prof. José Assunção Silveira Júnior, fizeram parte da mesa o diretor de ensino, Christian Albert Carvalho da Cruz; as coordenadoras local e geral do Pronatec, Alexandra Pereira Santos e Jordânia Medeiros; a representante da Superintendência de Educação Profissional, Zenilda Paes Souza e o professor Carlito Alves Brito, diretor do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães.

Durante a cerimônia, o diretor – geral do campus, José Assunção proferiu a palestra “Ensino Profissionalizante no Brasil e Criação dos IFs”. Falou também do desafio de se implantar as primeiras turmas do PRONATEC no campus, ressaltando a importância de o estudante aproveitar para conhecer os recursos materiais oferecidos, as instalações e as diversas atividades promovidas pelo IF, a exemplo de seminários, acompanhamento de projetos de pesquisa e de extensão, tendo como objetivo a aprendizagem e o desenvolvimento profissional.

Ainda na solenidade, a professora Alexandra Pereira Santos, coordenadora local do PRONATEC explicou a função do Programa em colocar em prática uma das missões dos IFs que é promover a melhoria das condições locais e regionais. Esclarece aos alunos o aumento das possibilidades de emprego com a formação nos cursos oferecidos. “Vocês terão a oportunidade de ter um curso de qualificação profissional, que vai aumentar a mão-de-obra capacitada na região…”, termina.

Agrônoma Alexandra Pereira Santos - Coordenadora Local do PRONATEC

Ericles Alves Tavares do Curso de Operador de Máquinas

Para Ericles Alves Tavares, aluno da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, o ingresso no curso de Operador de Máquinas o entusiasmou: “Minha expectativa é aproveitar o máximo do curso, me beneficiar com as oportunidades que o curso está oferecendo para nós, jovens de Itapetinga. Já quis fazer mecânica (…), e essa agora é uma grande oportunidade pra mim, não só na mecânica, mas em aulas práticas. Uma certa experiência que eu vou adquirir como operador de máquinas, então já vai ter uma grande possibilidade de emprego mais à frente”.

Apresentação Movimento de Corais Canto das Artes de Itapetinga

Técnica Patrícia Amorim orientando sobre o Regimento Interno do Campus

Após o concerto musical com os integrantes da Fundação “Movimento de Corais Canto das Artes” de Itapetinga, a supervisora Deisiane Moreira (médica-veterinária)  apresentou a grade curricular do curso técnico de Auxiliar de Inseminação Artificial. Em seguida, o supervisor Jairo Fernandes (engenheiro agrônomo) falou sobre o curso Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas. Em seguida, foi servido um lanche no refeitório do campus.

Médica - veterinária Deisiane Moreira apresentando o curso de Auxiliar de Inseminação Artificial

Engenheiro agrônomo Jairo Fernandes - supervisor do curso de Operador de Máquinas

Os cursos técnicos oferecidos pelo campus têm carga horária de 200h, com previsão de término em março de 2013. Nessa primeira etapa, foram selecionados estudantes do Ensino Médio do Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães. Os alunos matriculados recebem material didático, transporte e alimentação durante o período do curso.

Alunos do Programa

Técnicos do PRONATEC entregam kits aos alunos

Aluna Miralva Silva Oliveira Rosa do curso Auxiliar de Inseminação Artificial

ASCOM/Campus Itapetinga