Projeto de extensão do Campus Itapetinga é premiado na FEMICC 2012
Atualizado em 7 de abril de 2013 às 8:08 horas | Publicado em 9 de novembro de 2012 às 8:57 horas

O prêmio garantiu a participação do IF Baiano – Campus Itapetinga na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP, em março de 2013, em São Paulo.

9/11/2012 às 9h19

O projeto “Cultivo de Vegetais por Meio de Sistemas Hidropônicos Ecológicos em Garrafas Pet” – do Campus Itapetinga foi premiado em 2° lugar na FEMICC 2012 – Feira dos Municípios e Mostra de Iniciação Científica, realizadas entre 24 e 26 de setembro no IF Baiano – Campus Catu.

Alunos Kristy Ellen Santos e Víctor Lacerda Porto em apresentação do projeto

A classificação do Campus Itapetinga em um dos maiores eventos de Iniciação Científica do nordeste, que reuniu estudantes de Institutos Federais, Universidades e demais órgãos de Ensino e Pesquisas de 19 estados brasileiros, garantiu sua participação na FEBRACE – Feira Brasileira de Ciências e Engenharia da USP, que ocorrerá de 11 a 16 de março de 2013, em São Paulo.

O trabalho orientado pelos professores Me. Paulo Menicucci Sabioni e Drª Sayonara Cotrim Sabioni, foi apresentado pelos alunos Kristy Ellen Santos e Víctor Lacerda Porto do curso Técnico em Agropecuária, concorrendo na categoria Ensino Técnico.

O objetivo da pesquisa é fazer o cultivo de plantas sem solo, utilizando apenas soluções nutritivas. A tecnologia é antiga e bastante difundida, sendo possível sua realização sem instalações muito elaboradas. Como explica o engenheiro agrícola, Paulo M. Sabioni: “Quando se fala em hidroponia, toma-se um susto achando que é uma coisa muito sofisticada, mas na realidade o que queremos é provar que pode ser feito de maneira simples e com relativa eficiência. Toda a estrutura será feita com bambus e garrafas Pet, com utilização de tambores de plástico, materiais que achamos no dia-a-dia”. O trabalho faz parte de um projeto de extensão que terá resultado final no início de 2013.

Outros projetos do campus também concorreram à premiação no evento: “Conformação Biométrica dos Cavalos de Tração do Município de Itapetinga-BA”, alunas Andressa Pires e Thais Vasconcelos, orientador Me. Leandro Pereira Lima; “Padrão das Medidas Corporais de Equinos da Raça Manga-larga Criados na Região de Itapetinga – BA”, alunos Rafael Coelho e Andressa Pires, orientador Me. Leandro Pereira Lima; “Perfil das Medidas Lineares dos Cavalos de Tração do município de Itapetinga – BA”, alunas Ruama Rosa Dionísio e Karol Cardoso, orientador Me. Leandro Pereira Lima; “Perfil Socioeconômico dos Carroceiros no município de Itapetinga: um diagnóstico”, alunas Andressa Pereira e Jaciara Damasceno, orientadora Me. Aline Barros Oliveira; “Linguagem Cinematográfica: uma possibilidade no ensino de geografia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano”, alunos Dhiônatan Rocha e Gibran Dhimitri Lopes Melo Galvão, orientadora Elis Ângela Botton; “O Impacto da Globalização sobre o Meio Ambiente”, alunas Claudia Nascimento Silva e Leticia Kelley da Silva Torres Bentes; “Percepção do Risco Ambiental no Espaço Urbano de Itapetinga-BA”, alunas Regiane Pereira da Silva e Gabriel Gomes Mendes, sob a orientação da profª Elis Ângela Botton; “Efeito da Adubação Orgânica no Desenvolvimento de Cultivares de Alface no município de Itapetinga-BA, alunos Matheus Soares Veloso e Bianca Oliveira Pinheiro, sob a orientação do Dr. Jairo Costa Fernandes; “Construção de Cerca Alternativa a Base de Bambu e Concreto Pré-Moldado”- alunos Kauanne Almeida, Diego Alves Ladeia e Everton do Patrocínio da Silva, sob a orientação do prof. Paulo Menicucci Sabioni.

Na parte cultural, os estudantes do campus participaram com apresentações de danças e teatro. Destaque para o projeto “BIOPALCO: o uso do teatro como estratégia de ensino não formal de biologia”, com a peça “Micalateia no Mundo da Tecnologia”, encenada pelos alunos do 3º ano B do curso Técnico em Agropecuária, sob a orientação do professor de biologia Me. Ricardo Moreira.

Alunos Diego Ladeia e Henrique Costa Fagundes em apresentação de dança

Aluno Jeferson Ladeia em número de Street Dance

Ainda na programação da FEMMIC, o prof. Paulo Menicucci Sabioni, do campus Itapetinga, apresentou o minicurso: “Economia e Reutilização de Água em Instalações Residenciais Rurais”. Na apresentação foi exibida uma maquete de instalação hidráulica residencial, simulando o percurso da água, desde a captação da água de chuva, passando pela reutilização interna e tratamento das águas servidas. Segundo o professor Paulo Sabioni: “A proposta do experimento numa residência rural é economizar a água que viria de poços e açudes, utilizando a água da chuva captada dos telhados, essa água limpa seria utilizada nas pias e nos chuveiros e retornaria novamente para serem reutilizadas no vaso sanitário. Além disso, para as águas residuárias que passaram por todo o processo, e que seriam descartadas em fossas negras ou jogadas diretamente no chão, mostramos vários processos de tratamento como: fossas sépticas com filtros anaeróbicos; fossas biodigestoras; canteiros biossépticos, e o sistema Bioágua. Com esses tratamentos, ao invés de ser simplesmente descartadas sem tratamento na natureza, a água seria reciclada e voltaria, por exemplo, para poder irrigar algumas plantações, como hortaliças, frutíferas, e o biofertilizante utilizado como adubo em diversas plantações”, completa.

A aula com carga horária de 4h foi assistida por produtores, alunos do curso Técnico em Agropecuária dos Campi Itapetinga, Catu e Senhor do Bonfim e Técnico em Edificações do IF Alagoas.

ASCOM/Campus Itapetinga

Professor Paulo Sabioni e monitores Inácio V. Oliveira e Jeferson Ladeia

Maquete de instalação hidráulica

Alunos Henrique Fagundes e Jaciara Damasceno entre os 10 finalistas em apresentação